O Rover Curiosity, da Nasa, capturou imagens de nuvens brilhantes no céu de Marte, algo considerado raro durante este período do ano marciano. Os dias nublados são relativamente raros no planeta vermelho, que tem uma atmosfera fina e seca.

Sendo assim, as nuvens costumam aparecer na época mais fria do ano marciano, que tem uma duração correspondente a dois anos terrestres. Por isso, as imagens capturadas pelo rover mais antigo em atividade em Marte são especiais.

Os cientistas começaram a se preparar para documentar essas nuvens desde o primeiro aparecimento delas, que ocorreu no final de janeiro. O resultado foram algumas imagens de pequenas nuvens cheias de cristais de gelo que refletem a luz conforme o Sol se põe, algumas delas com um brilho colorido.

Essas imagens podem ajudar os cientistas a entender a formação das nuvens em Marte e o porquê de essas mais recentes terem se formado antes.

publicidade

Leia mais:

O que se sabe até o momento é que as nuvens que chegam mais cedo estão em altitudes mais altas do que o normal, que é de em torno de 60 quilômetros no céu, e são compostas por gelo de água.

As nuvens capturadas pelo Curiosity estão em um local mais elevado, onde a temperatura é muito fria, indicando que elas podem ser feitas de dióxido de carbono ou gelo seco.

Nuvens capturadas pelo Curiosity sobre o Monte Sharp. Crédito: Divulgação/Nasa

Próximo passo

Agora, os cientistas vão procurar por pistas para estabelecer a altitude de uma nuvem. Além disso, serão necessárias mais análises das imagens mais recentes do Curiosity para que seja possível definir quais nuvens são de gelo de água e quais são de gelo seco.

Por suas estruturas finas e onduladas, essas nuvens são mais facilmente visíveis com as imagens das câmeras de navegação em preto e branco do Curiosity.

Porém, são as imagens coloridas da Mast Camera (Mastcam) que brilham de fato. Quando vistos após o pôr do sol, os cristais de gelo nas nuvens captam uma luz fraca, o que faz com que pareçam brilhar contra o céu que está escurecendo.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!