A Agência Espacial Europeia (ESA) anunciou na última sexta-feira (28) que a astronauta italiana Samantha Cristoforetti será a comandante da Estação Espacial Internacional (ISS) durante a “Expedição 68”. Ela irá à estação a bordo da Crew-4, missão da SpaceX que deve decolar de Cabo Canaveral, na Flórida, em abril de 2022.

Além de Cristoforetti, também farão parte da Crew-4 os astronautas norte-americanos Kjell Lindgren (em seu segundo voo) e Robert Hines (primeiro voo). Um quarto membro da tripulação, ainda não definido, será outro astronauta internacional, de uma agência que não a ESA ou a NASA.

Leia mais:

Samantha será a quinta comandante internacional da ISS, e a quarta vinda da turma de astronautas de 2009 da ESA. Os comandantes são escolhidos por consenso entre os cinco principais parceiros envolvidos na operação e manutenção da estação: Nasa (EUA), ESA (Europa), Roscosmos (Rússia), Jaxa (Japão) e CSA (Canadá).

publicidade

Esta será a segunda missão de Cristoforetti no espaço. Em 2014 ela foi membro da Expedição 42/43 à ISS, durante a qual passou 199 dias e 16 horas em órbita, um recorde para um astronauta europeu. Durante sua estadia ela instalou a ISSpresso, a primeira máquina de café Espresso à bordo da estação.

“Nerd” de carteirinha, durante sua estadia em órbita Samantha postou fotos vestindo um Uniforme da Federação em referência à Capitã Kathryn Janeway, de “Star Trek: Voyager”, e fez referências ao clássico “Guia do Mochileiro das Galáxias”. Um dia após a morte do ator Leonard Nimoy, o “Sr. Spock” de Star Trek, ela postou uma homenagem na forma de uma foto fazendo a saudação vulcana na Cupola, a janela de observação da ISS.

“Voltar à Estação Espacial Internacional para representar a Europa é uma honra por si só”, diz Samantha. “Sinto-me honrada por minha nomeação para o cargo de comandante e espero aproveitar a experiência que ganhei no espaço e na Terra para liderar uma equipe muito capaz em órbita.”

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!