Foi através do Twitter que o bilionário sul-africano Elon Musk anunciou uma das novidades da SpaceX para 2022. No ano que vem, as espaçonaves da companhia serão lançadas a partir de uma plataforma oceânica.

“O espaçoporto oceânico Deimos está em construção para lançamento no próximo ano”, tuitou o CEO da empresa. Junto ao post, o bilionário compartilhou outra publicação com uma renderização do “espaçoporto” sobre as águas.

Leia mais:

O local usado será uma das duas plataformas de petróleo em águas profundas que a empresa adquiriu no ano passado. A outra se chama Fobos. São os nomes dos gêmeos filhos de Ares e Afrodite na mitologia grega e das duas luas do planeta Marte. As embarcações foram adquiridas pela SpaceX em julho, por US$ 3,5 milhões cada.

publicidade

As missões lançadas das plataformas serão tanto para a órbita da Terra como para a Lua e, eventualmente, para Marte. Por lá, será possível enviar ao espaço foguetes pesados reutilizáveis, do tipo que deve devolver a humanidade à superfície da Lua até 2024, através do Programa Artemis, da Nasa.

No mês de maio, a empresa iniciou a montagem do primeiro protótipo do Falcon Super Heavy, foguete que será usado para lançar a espaçonave Starship ao espaço. O modelo SN15 da espaçonave obteve sucesso em teste realizado no começo do mês passado.

Além dos foguetes, a SpaceX planeja usar o espaçoporto flutuante para voos suborbitais da nave de transporte, com capacidade para até mil passageiros. Ela vai levar pessoas de um canto a outro da Terra em uma rede de transporte intercontinental baseada no espaço.

O primeiro voo teste orbital da SpaceX será lançado ainda este ano. Ele vai decolar das instalações da companhia em Boca Chica, no Texas e aterrissar no Oceano Pacífico, próximo à costa do Havaí.

Via: Futurism

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!