Os lançamentos de dois foguetes Falcon Heavy, da SpaceX, foram adiados por problemas em um satélite em construção pelo exército dos Estados Unidos, de acordo com comunicado emitido pelas forças armadas via e-mail.

O primeiro lançamento (USSF-44) veria o Falcon Heavy levar à órbita uma carga pertinente ao satélite em julho, mas acabou adiado para outubro de 2021. Já a segunda missão foi jogada para janeiro de 2022.

publicidade

Leia também

Em um comunicado enviado via e-mail para o site “Via Satellite”, a diretora do Centro de Sistemas de Mísseis e Espaço dos Estados Unidos, a comandante Joy M. White, informou que o adiamento da primeira missão se deu para “acomodar a prontidão da carga”.

publicidade

Ou seja, a carga principal do satélite geoestacionário teve sua preparação atrasada, surtindo efeitos no calendário de lançamento. Vale lembrar que este é o segundo remanejamento da missão: originalmente, ela seria lançada em abril.

Outra missão – USSF-52 – estava programada para o mês de junho, mas foi anteriormente jogada para outubro de 2021. Entretanto, com a missão acima agora ocupando o décimo mês do ano, este segundo lançamento do Falcon Heavy ficou para o ano que vem, segundo comunicado do exército dos EUA.

publicidade

A missão USSF-44 é a que faria a estreia de dois propulsores recuperáveis do Falcon Heavy. Dado o fato de que nenhum atraso foi identificado por parte da SpaceX, é provável que a empresa já esteja de prontidão desde abril.

Com as novas datas, a SpaceX tem agora cinco ocasiões de lançamento do Falcon Heavy em 2022: a primeira será a USSF-52. Depois disso, virão o segundo satélite da ViaSat, no primeiro trimestre, seguido da missão de exploração da Nasa para o asteroide Psyche em agosto e a missão USSF-67 – a entrega de mais um satélite geoestacionário – no último trimestre.

publicidade

No meio de tudo isso, ainda há espaço para o lançamento de um dos dois satélites da Inmarsat, também pelo foguete Falcon Heavy, embora uma data definitiva ainda não tenha sido estipulada.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!