Disponível para dispositivos iOS e iPadOS 12 ou superiores, o memoji nada mais é do que um avatar personalizado, criado a partir das próprias características físicas do usuário. Ele é uma espécie de “evolução” dos animojis (lançados em 2017) e integra os elementos personalizáveis da Apple, que também incluem figurinhas exclusivas.

Lançados durante o evento WWDC 2018, os memojis têm ganhado novas personalizações ao longo dos últimos anos. As atualizações incluem cores de pele, maquiagens, acessórios, piercings e, inclusive, é possível fazer com que o elemento use a voz e imite as expressões faciais do indivíduo.

Exemplo de memoji criado

Nos dispositivos compatíveis da Apple, os memojis podem ser criados com poucos passos, sem maiores complicações. Apesar disso, existem formas de usar os memojis em aparelhos Android e a Samsung, por exemplo, lançou o AR emoji para criar avatares 3D no Galaxy S9.

Caso queria saber como criar memojis personalizados em seu dispositivo da maçã ou mesmo usar avatares em aparelhos Android, acompanhe o tutorial abaixo.

publicidade

Como criar um novo memoji

Em seu dispositivo com o sistema operacional iOS 12 ou superior, abra o app Mensagens e toque em “Redigir” para iniciar uma nova mensagem ou abra uma conversa já existente.

Após habilitar o teclado na mensagem, toque no ícone do memoji. Um avatar 3D será exibido automaticamente no lugar do teclado. Deslize para a direita até encontrar o botão “Novo memoji” com o sinal de “+”.

Agora chegou a hora de personalizar o seu avatar. Escolhe as definições para cor de pele, penteado, formato do rosto e diversas outras personalizações — para quem já jogou “The Sims”, a tarefa será uma nostalgia. Toque em “Ok” para salvar a criação.

Criando um Memoji pelo iPhone

Feito isso, os memojis criados automaticamente se tornarão um pacote de adesivos. Basta abrir novamente o app Mensagens ou o WhatsApp, por exemplo, tocar no botão “Adesivos de memoji” e compartilhar o sticker desejado.

Utilizando memojis em dispositivos Android

Embora os memojis sejam exclusivos da Apple, os usuários Android poderão salvar os elementos enviados por iPhones. O processo é bem semelhante ao de salvar figurinhas.

Isso porque quando compartilhados no WhatsApp, os memojis dos iPhones transformam-se em stickers do app. Basta tocar no memoji recebido e escolher a opção “Adicionar aos favoritos”.

Pronto! Agora será possível compartilhar os memojis de iPhones em seu dispositivo Android.

Leia mais:

Use o AR Emoji da Samsung

Já para quem possui smartphones da linha Galaxy elegíveis, a opção do AR Emoji pode ser uma das alternativas. A sul-coreana Samsung disponibilizou inicialmente o recurso no Samsung Galaxy S9 e S9+, pouco após a Apple divulgar os animojis.

O AR Emoji também cria um avatar 3D, mas a partir de uma captura feita pela câmera. O processo é relativamente simples.

Criando um Memoji pelo AR Emoji, da Samsung

Basta que os usuários abram a câmera do dispositivo e toquem em “Emoji AR”, localizado no canto superior da tela. Ao selecionar o ícone de “+”, o smartphone exigirá a captura de uma foto do rosto do usuário.

Após as escolhas de sexo e o formato da foto capturada (corpo inteiro ou somente o busto), o recurso automaticamente vai criar um avatar com base na imagem tirada.

Daí em diante é só escolher diversas personalizações como cabelo, olhos, sobrancelhas, entre outros, e baixar os stickers criados no My Emoji.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!