Nesta terça-feira (1), a Secretaria de Transporte Metropolitano do Estado de São Paulo anunciou a implementação de uma novidade a fim de trazer praticidade à vida da população do estado. Os usuários do Metrô e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) poderão comprar passagens por meio do WhatsApp, com pagamento feito através do PIX.

Apelidada de “Bilhete Digital”, a iniciativa do governo paulista visa substituir o antigo bilhete magnético pela tecnologia QR Code, trazendo maior agilidade ao dia a dia do passageiro que poderá utilizar o bilhete através da tela do seu celular.

publicidade
Estação da Luz da CPTM
‘Bilhete Digital’ do transporte público de SP será vendido pelo WhatsApp e aceita PIX. Imagem: Shutterstock

De acordo com o secretário de Transportes Metropolitanos de São Paulo, Alexandre Baldy, o Bilhete Digital QR Code já é aceito em todas as estações da CPTM e Metrô. O secretário também afirmou que a diversificação de canais de vendas e meios de pagamento é benéfica aos passageiros.

“Neste primeiro momento, o piloto de vendas por WhatsApp começa com pagamento exclusivo via PIX, mas já temos previsto para os próximos meses a ampliação também para pagamento com cartão de crédito”, completou Baldy.

Leia também!

Como comprar créditos no Bilhete Digital de São Paulo

Segundo as informações do governo de São Paulo, o processo para adquirir o novo tipo de passagem é muito mais rápido do que o imaginado, levando só 40 segundos para liberação. Basta que os usuários adicionem o número (11) 3888-2200 em seus celulares e, em seguida, abram o aplicativo do WhatsApp (Android | iOS).

Os usuários devem encaminhar uma mensagem ao número desejado e seguir as orientações apresentadas. Após a confirmação da compra do crédito, um código QR Code será enviado ao passageiro para ser salvo na galeria do telefone, o código também será encaminhado para o endereço de e-mail informado no ato do pagamento.

Os usuários do transporte público de São Paulo só poderão comprar um bilhete por vez e haverá um limite máximo de 4 passagens por dia. A previsão é que inciativa seja liberada a todos a partir de 28 de junho.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!