A pandemia do coronavírus tornou o uso dos aplicativos de delivery mais comum na vida dos brasileiros, seja pela praticidade em comprar comida pelo celular ou pela segurança presente em não precisar sair de casa, fortalecendo as medidas de isolamento social.
Porém, como em qualquer área que presta algum tipo de serviço aos usuários, podem ocorrer falhas – como cobrar por um produto que nunca chegou.
Para casos assim, o iFood possui uma política de reembolso que permite a devolução do dinheiro gasto a partir do cumprimento de uma série de pré-requisitos e da aprovação no mecanismo de análise da plataforma.
A ferramenta mediadora da relação cliente e restaurante pede que seus usuários informem os problemas no pedido para que o possível reembolso seja avaliado. Caso seja concedido, o estorno pode ser feito no prazo de até duas faturas, em pedidos cobrados no cartão de crédito. Já no caso de boletos, os pedidos possuem prazo máximo de 15 dias úteis para estorno.
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No passo a passo, vamos exemplificar três tipos de problemas no iFood que podem resultar em pedidos de reembolso. Caso sua situação seja diferente, procure pela opção que melhor se adequar.
Como pedir reembolso no iFood
- Se você teve problemas com o pedido que já foi entregue
1 – Abra o aplicativo do iFood, disponível para Android e iOS;
2 – Tecle na opção “Pedidos”;
3 – Escolha o pedido que apresentou problemas e clique em “Ajuda”;
4 – Em seguida, escolha a opção “Tenho um problema com meu pedido”;
5 – Na próxima janela, escolha que o problema foi “Com o pedido”;
6 – Dependendo do caso, marque se o pedido veio errado ou se houve problemas com a qualidade do prato entregue;
7 – Escolha qual a opção que melhor se encaixar no problema do seu pedido e descreva o ocorrido ao iFood.
- Pedido não foi entregue
1 – Na aba de “Pedidos”, tecle na opção “Ajuda”. Em seguida, selecione “Tenho um problema com meu pedido”;
2 – Escolha que o problema foi relacionado “Com a entrega”;
3 – Selecione a opção “Pedido não foi entregue”;
4 – Clique na opção “Enviar mensagem para o iFood”.
Em ambos os casos, o aplicativo avaliará a mensagem e a situação ocorrida para definir se o reembolso será feito.
- Reembolso em caso de desistência
Se você confirmou o pedido, mas desistiu e não quer mais receber o prato, o iFood aconselha que, primeiro, você entre em contato com o restaurante o mais rápido possível. Dê preferência para ligar para o estabelecimento ao invés de mandar mensagem e esperar pela resposta, porque é mais rápido.
Assim você também pode evitar que o pedido sequer comece a ser produzido e também consegue o seu estorno mais rápido, porque quando o estabelecimento cancela a entrega, a devolução do dinheiro é automática.
Caso não consiga o contato via telefone e o restaurante não te responda por mensagem, o aplicativo de entrega solicita que você tire um print da mensagem enviada ao estabelecimento e, em seguida, cancele o pedido. Depois, você deve entrar em contato no menu “Ajuda” e relatar o ocorrido em “Problema com o pagamento”, para que o seu caso seja analisado.
Pronto! Agora você já sabe como solicitar o reembolso de pedidos com problema no iFood.
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