Nesta quarta-feira (2), o Facebook divulgou que está se preparando para lançar uma nova interface de programação de aplicativos (API) projetada especificamente para acesso da comunidade de pesquisa. O anúncio foi feito durante a F8 Refresh, conferência anual da plataforma para desenvolvedores.

De acordo com o Facebook, a medida tem como objetivo resolver problemas que surgiram a partir de mudanças feitas na plataforma em 2018, após o escândalo de uso político de dados envolvendo a empresa Cambridge Analytica. Esse evento forçou a empresa de Mark Zuckerberg a reavaliar o acesso que os desenvolvedores tinham aos dados dos usuários.
O Facebook afirmou que, nos últimos três anos, suspendeu milhares de APIs para reduzir o risco de uso indevido e violações de dados no futuro. Além disso, renovou seus acordos com desenvolvedores na plataforma “para garantir que eles estivessem comprometidos com os mesmos valores que nós”, explicou o vice-presidente de parcerias do Facebook, Konstantinos Papamiltiadis, durante o discurso principal no evento.
Leia mais:
- F8 Refresh: Evento do Facebook para desenvolvedores volta nesta quarta (2) totalmente on-line
- F8 Refresh: chats do WhatsApp Business vão poder ser ativados em 5 minutos
- F8 Refresh: Facebook lança Business Apps para empresas
Busca por mais segurança de dados impactou comunidade acadêmica
No entanto, a gigante das redes sociais admitiu que essas mudanças tiveram um impacto na comunidade de pesquisa acadêmica, que antes tinha acesso mais amplo aos dados do Facebook.
Então, com o intuito de resolver essa questão, o Facebook resolveu criar essa API específica da comunidade acadêmica. “A API permitirá aos pesquisadores analisar novamente os dados do Facebook com o objetivo de entender a influência da rede social na sociedade”, observou Papamiltiadis. “Queríamos ter certeza de que acertávamos e tínhamos a intenção de desenvolver os melhores produtos para apoiar os pesquisadores, ao mesmo tempo que mantinham os dados das pessoas seguros e protegidos”.
Chamada API Researcher, o recurso oferecerá acesso em tempo real a páginas públicas, grupos, eventos e dados pós-nível dos EUA em um ambiente com privacidade protegida.
De acordo com o Facebook, a API estará disponível para a comunidade acadêmica ainda este ano.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!