Quem nunca precisou resumir um texto está vivendo errado, principalmente se essa pessoa for estudante, jornalista, criador de conteúdo, ou tudo isso junto. Diferente dos tempos antigos, hoje a internet oferece as mais diversas ferramentas para auxiliar o dia a dia de quem precisa escrever, contextualizar ou encurtar uma redação da forma mais breve possível.

O Turbine Text é um site gerador de texto automático e gratuito que pode ajudar a criar resumos, principalmente naqueles dias mais corridos. Ele permite que você selecione a porcentagem do texto que deseja resumir, traduz o conteúdo, disponibiliza sinônimos, que vão ajudar nas técnicas de SEO e, ainda, organiza todas as frases de maneira coesa, para que façam sentido.

Ao final do processo, você ainda consegue compartilhar o texto via e-mail ou Twitter, sendo possível também utilizar o conhecido ‘copiar e colar’ ou, se preferir, fazer download do conteúdo no seu computador.

Leia mais!

publicidade

Como usar o Turbine Text para fazer resumos

1. O serviço do Turbine Text é gratuito. Para usá-lo, basta abrir o site (www.turbinetext.com/resumo) em seu navegador. Ele possui um tour próprio que mostra todas as ferramentas da página, para que você comece a sua experiência.

Sem o cadastro, é possível utilizar apenas as funcionalidades para textos curtos. Caso precise resumir um texto mais longo, será necessário efetuar login. Para facilitar, é possível fazer registro via login social, utilizando as contas do Google ou Facebook. Para começar a usar, toque em “Resumo” no topo do site;

2. Insira seu texto no campo indicado – isso pode ser feito copiando e colando, ou fazendo upload do arquivo para o site. Selecione a porcentagem ou o número de linhas que deseja que o gerador resuma para você. Também é possível traduzir o texto para outro idioma.

3. Para gerar sinônimos, coloque o texto ou as palavras que deseja para obter as opções de uso. Clique em “Gerar sinônimos”. Todas as palavras que surgirem grifadas possuem alternativas, basta clicar sobre elas e escolher qual usar;

4. Para salvar, compartilhar ou copiar o texto gerado, basta tocar nas respectivas opções que estão disponíveis nos botões abaixo do texto (como mostra a imagem acima, no quadro à esquerda).

Prontinho! Agora você sabe como usar o gerador de texto para resumir seu conteúdo e possui uma ferramenta alternativa para traduções e busca de sinônimos.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!