A Brisanet, provedora de serviços na internet do Ceará, solicitou um pedido de oferta pública inicial (do inglês Initial Public Offering, ou IPO), coordenado pelo Santander, XP, BTG Pactual e UBS-BB. O registro entrou nesta semana na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

A companhia, que iniciou suas operações há 22 anos, é uma das maiores do país entre os provedores independentes de internet de fibra óptica, sendo a quinta maior do Brasil.

publicidade

A empresa opera em 96 cidades no Nordeste por meio de uma infraestrutura de 14,4 mil quilômetros de backbone.

Com a estreia da Brisanet na Bolsa de Valores, novos acionistas poderão investir na empresa, aumentando a presença dos serviços no Brasil. Imagem: REDPIXEL.PL / Shutterstock

A extensão da operação da empresa passa por Alagoas (AL), Ceará (CE), Rio Grande do Norte (RN), Paraíba (PB) e Pernambuco (PE), englobando cerca de 251 municípios na região em conjunto com a sua controlada, a Agility Telecom.

publicidade

Com a movimentação, os 11 sócios da empresa, que são pessoas físicas, poderão vender uma parte de sua participação do negócio na Bolsa de Valores, realizando ofertas de ações no mercado, ou seja, passa a ser de capital aberto. 

Leia mais:

publicidade

Expansão pelo Brasil

A notícia é mais um passo para a Brisanet angariar novos recursos e também injetar mais capital na Agility. Assim, será possível contemplar um plano de futuras expansões no país, levando seus serviços para mais usuários.

publicidade

De acordo com os documentos da CMV, o IPO contará com ações primárias e secundárias, ou seja, os recursos serão revertidos não apenas para o negócio integralmente, mas também para os sócios.

O volume dos papeis, no entanto, ainda é desconhecido, bem como o cronograma da oferta.