Há quem não ligue para repercussões de publicações na internet, mas, em geral, os comentários em posts nas redes sociais podem exemplificar o significado da expressão “8 ou 80”: os elogios podem servir como grande incentivo ao usuários, ao mesmo tempo em que críticas e discursos de ódio podem desestabilizar o psicológico do autor da postagem. No Instagram, não é diferente.

Mas a plataforma de Mark Zuckerberg tem trabalhado para evitar o envio destas mensagens negativas. No começo do ano, o Instagram anunciou que iria deletar perfis que enviassem mensagens diretas contendo discurso de ódio. Além disso, a rede social tem ferramentas para filtrar comentários, de modo a evitar determinadas frases, palavras ou emojis que não são bem recebidas pelo autor da publicação.

As medidas do Instagram buscam combater o comportamento inadequado na internet, problema latente no mundo inteiro. Em fevereiro de 2021, a Microsoft publicou um estudo que indicou que 43% dos brasileiros entrevistados estiveram envolvidos em incidentes de bullying virtual entre 2019 e 2020.

Caso o usuário pertença à comunidade LGBTQ, o cenário pode ser ainda pior: um recente relatório da GLAAD explicitou que 64% dos indivíduos do grupo sofrem com assédios e discursos de ódio em suas redes sociais.

publicidade

Uma das alternativas que pode minimizar os impactos dos ataques virtuais é desativar os comentários nas publicações do Instagram. Infelizmente, a medida não pode ser feita automaticamente em todas as postagens, ou seja, o usuário terá de executar a ação a cada post.

A boa notícia é que o processo é relativamente simples e não leva mais que poucos minutos. Seja por alguns dos motivos citados ou por qualquer outra razão, acompanhe o tutorial abaixo para saber como desativar os comentários no Instagram.

Leia mais:

Como desativar os comentários em posts no Instagram

Em uma nova postagem

Quando chegar na página para adicionar legendas e marcações em sua nova publicação do Instagram, toque em “Configurações avançadas”.

Página de postagem do Instagram

Na seção “Comentários”, ative a chave para desabilitar o recurso em sua postagem. Feito isso, toque no ícone para voltar, localizado no canto superior esquerdo da tela, e prossiga com a publicação.

Habilitando o recurso para desativar os comentários

Em uma foto já publicada

Para ativar o recurso em uma postagem já feita, o processo é ainda mais fácil. Basta localizar a postagem desejada e tocar no menu de três pontos.

Escolhendo a publicação desejada no Instagram

Feito isso, escolha a opção “Desativar comentários”.

Desativando os comentários de fotos já publicadas no Instagram

Vale lembrar que é possível reverter todas essas opções a qualquer momento. Basta fazer o mesmo “caminho” para que os comentários no Instagram estejam novamente disponíveis.

Para quem deseja restrições nos comentários, mas não quer desativá-los, é possível mexer nas configurações de privacidade do seu perfil. Para isso, toque no seu ícone de avatar, vá em “Configurações”, acesse “Privacidade” e, depois, entre em “Comentários”.

Acessando as configurações de privacidade do seu perfil

Nesta página, será possível restringir grupos que possam comentar em suas publicações no Instagram, bloquear observações de usuários específicos, ou mesmo definir termos em comentários que não deseja visualizar.

Configurações de privacidade do Instagram

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!