A Apple WWDC 2021, conferência para desenvolvedores da empresa, teve início às 14h (horário de Brasília) desta segunda-feira (7) mais uma vez totalmente virtual por causa da pandemia da Covid-19.

Assista:

publicidade

Confira as novidades já anunciadas:

Apple amplia controle de privacidade com iCloud+ e melhorias da Siri

Durante o WWDC21, a Apple anunciou uma série de atualizações de privacidade do usuário, introduzindo três novas funções ao iCloud+ e também algumas mudanças de proteção do usuário à Siri.

Além disso, recursos de monitoramento de dispositivo mostram agora o que cada aplicativo instalado monitora, o volume de atividade, com quem eles compartilham e todas as informações referentes à sua identidade digital em um novo relatório, oferecendo maior controle ao usuário.

iPad OS 15 torna o iPad ainda mais versátil

Apple anunciou o iPad OS 15. Esta nova versão do sistema operacional para iPads traz melhorias na multitarefa, e torna os tablets da Apple ainda mais atraentes para os desenvolvedores.

O iPad OS 15 também traz ao iPad alguns recursos que já existem no iPhone desde o iOS 14, como suporte a widgets (com direito a um novo tipo de widget, maior, para aproveitar o espaço da tela).

Ficou mais fácil usar o “Split View” para trabalhar com dois apps lado-a-lado, com novos controles para gerenciar de forma mais fácil essa combinação. Também há suporte à tradução em todo o sistema operacional, incluindo a tradução de texto em imagens que você já tem em sua biblioteca graças ao recurso LiveText.

Leia também

Mas uma das mudanças mais interessante está no Swift PlayGrounds, app que ensina o usuário a programar em Swift, linguagem da Apple para o desenvolvimento de apps para o iOS e iPad OS.

Com o iPad OS 15, agora é possível compilar seus apps diretamente no iPad, sem depender de um Mac com o Xcode instalado. Com isso, iPads poderão se tornar pequenas “workstations” para desenvolvedores iniciantes. Também é possível enviar para a App Store um app que você desenvolveu diretamente a partir do Swift Playgrounds.

AirPods ganharão novos recursos com o iOS 15

Apple também anunciou uma série de novos recursos para os AirPods, fones de ouvido da marca. Quando usados junto ao iOS 15, anunciado nesta segunda-feira (7), os fones poderão trabalhar como uma ajuda para pessoas com dificuldades auditivas.

Com o sistema operacional do iPhone atualizado, os AirPods terão a função ‘Conversation boost’, ou ‘impulso na conversa’, em tradução literal. A ferramenta permite que o usuário entenda melhor o que o interlocutor está falando. Isso na vida real, não apenas em conversas por telefone ou virtuais.

Em um ambiente movimentado, será possível ajustar os níveis de ruído do local e melhorar o áudio da conversa. A função permite ainda que o usuário se concentre na pessoa com quem está dialogando, ao aumentar e isolar a voz do outro durante a interação.

Os AirPods vão melhorar o volume da voz do interlocutor para usuários com dificuldades auditivas. Imagem: Apple/Divulgação

Além disso, a Siri, assistente virtual da Apple, vai ler as notificações urgentes para os usuários, não apenas as chamadas e mensagens recebidas, como acontece atualmente. Mas, é possível acionar o ‘Foco’ ou o ‘Não perturbe’.

Outro novo recurso é bem similar às AirTags, dispositivo de localização da Apple. Mas, sem precisar do gadget adicional, é possível encontrar os AirPods com ajuda do telefone. Quando os fones de ouvido estiverem fora de alcance, o usuário receberá uma notificação, previamente ativada, para saber onde estão, com o Find My (Buscar).

Por fim, o último anúncio sobre os AirPods na WWDC21 foi a melhoria do áudio dos AirPods com a Apple TV em Macs. O áudio espacial já estava disponível exclusivamente no iOS há algum tempo. O recurso funciona com AirPods Pro ou AirPods Max.

A WWDC21 apresentou o iOS 15 como era esperado. O novo sistema operacional dos celulares da big tech é totalmente focado na integração de funções. Há ainda novidades relacionadas à privacidade, como uma proteção no aplicativo de e-mail, escondendo o IP, localização e se o usuário abriu a mensagem.

Apple anuncia iOS 15 e traz recursos de integração de apps

A Apple apresentou diversas novidades pertinentes ao iOS 15. Como já era de se esperar, a nova versão do sistema operacional dos iPhones é inteiramente focada na integração de funções, inaugurando algumas novidades bem interessantes.

Além disso, diversas melhorias para o Maps, notificações e recursos de produtividade foram mostrados durante o evento.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!