A Apple WWDC 2021, conferência para desenvolvedores da empresa, teve início às 14h (horário de Brasília) desta segunda-feira (7) mais uma vez totalmente virtual por causa da pandemia da Covid-19.
Assista:
Confira as novidades já anunciadas:
Apple amplia controle de privacidade com iCloud+ e melhorias da Siri
Durante o WWDC21, a Apple anunciou uma série de atualizações de privacidade do usuário, introduzindo três novas funções ao iCloud+ e também algumas mudanças de proteção do usuário à Siri.
Além disso, recursos de monitoramento de dispositivo mostram agora o que cada aplicativo instalado monitora, o volume de atividade, com quem eles compartilham e todas as informações referentes à sua identidade digital em um novo relatório, oferecendo maior controle ao usuário.
iPad OS 15 torna o iPad ainda mais versátil
A Apple anunciou o iPad OS 15. Esta nova versão do sistema operacional para iPads traz melhorias na multitarefa, e torna os tablets da Apple ainda mais atraentes para os desenvolvedores.
O iPad OS 15 também traz ao iPad alguns recursos que já existem no iPhone desde o iOS 14, como suporte a widgets (com direito a um novo tipo de widget, maior, para aproveitar o espaço da tela).
Ficou mais fácil usar o “Split View” para trabalhar com dois apps lado-a-lado, com novos controles para gerenciar de forma mais fácil essa combinação. Também há suporte à tradução em todo o sistema operacional, incluindo a tradução de texto em imagens que você já tem em sua biblioteca graças ao recurso LiveText.
Leia também
- McDonald’s: hackers roubam dados da rede de fast food
- WWDC21: função anti spam do iOS 15 é expandida apenas para o Brasil; saiba o motivo
- Novo golpe por SMS engana filtros anti-spam para roubar dados bancários
Mas uma das mudanças mais interessante está no Swift PlayGrounds, app que ensina o usuário a programar em Swift, linguagem da Apple para o desenvolvimento de apps para o iOS e iPad OS.
Com o iPad OS 15, agora é possível compilar seus apps diretamente no iPad, sem depender de um Mac com o Xcode instalado. Com isso, iPads poderão se tornar pequenas “workstations” para desenvolvedores iniciantes. Também é possível enviar para a App Store um app que você desenvolveu diretamente a partir do Swift Playgrounds.
AirPods ganharão novos recursos com o iOS 15
A Apple também anunciou uma série de novos recursos para os AirPods, fones de ouvido da marca. Quando usados junto ao iOS 15, anunciado nesta segunda-feira (7), os fones poderão trabalhar como uma ajuda para pessoas com dificuldades auditivas.
Com o sistema operacional do iPhone atualizado, os AirPods terão a função ‘Conversation boost’, ou ‘impulso na conversa’, em tradução literal. A ferramenta permite que o usuário entenda melhor o que o interlocutor está falando. Isso na vida real, não apenas em conversas por telefone ou virtuais.
Em um ambiente movimentado, será possível ajustar os níveis de ruído do local e melhorar o áudio da conversa. A função permite ainda que o usuário se concentre na pessoa com quem está dialogando, ao aumentar e isolar a voz do outro durante a interação.
Os AirPods vão melhorar o volume da voz do interlocutor para usuários com dificuldades auditivas. Imagem: Apple/Divulgação
Além disso, a Siri, assistente virtual da Apple, vai ler as notificações urgentes para os usuários, não apenas as chamadas e mensagens recebidas, como acontece atualmente. Mas, é possível acionar o ‘Foco’ ou o ‘Não perturbe’.
Outro novo recurso é bem similar às AirTags, dispositivo de localização da Apple. Mas, sem precisar do gadget adicional, é possível encontrar os AirPods com ajuda do telefone. Quando os fones de ouvido estiverem fora de alcance, o usuário receberá uma notificação, previamente ativada, para saber onde estão, com o Find My (Buscar).
Por fim, o último anúncio sobre os AirPods na WWDC21 foi a melhoria do áudio dos AirPods com a Apple TV em Macs. O áudio espacial já estava disponível exclusivamente no iOS há algum tempo. O recurso funciona com AirPods Pro ou AirPods Max.
A WWDC21 apresentou o iOS 15 como era esperado. O novo sistema operacional dos celulares da big tech é totalmente focado na integração de funções. Há ainda novidades relacionadas à privacidade, como uma proteção no aplicativo de e-mail, escondendo o IP, localização e se o usuário abriu a mensagem.
Apple anuncia iOS 15 e traz recursos de integração de apps
A Apple apresentou diversas novidades pertinentes ao iOS 15. Como já era de se esperar, a nova versão do sistema operacional dos iPhones é inteiramente focada na integração de funções, inaugurando algumas novidades bem interessantes.
Além disso, diversas melhorias para o Maps, notificações e recursos de produtividade foram mostrados durante o evento.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!