Nesta segunda-feira (7), a Apple anunciou, durante o WWDC21, evento anual para desenvolvedores, o que muitos usuários Android e Windows já esperam há tempos: o FaceTime será disponibilizado para esses sistemas. O serviço de videochamada, antes restrito ao sistema iOS e Mac, poderá ser acessado via navegador web em dispositivos Android e PCs com Windows. 

Com essa atualização, o FaceTime passará a competir em pé de igualdade com o Zoom, a plataforma de videoconferência de maior popularidade no momento, considerada a que tem a melhor funcionalidade de webinar em vídeo.

publicidade
WWDC21
Entre as novidades anunciadas pela Apple no WWDC21, está a disponibilidade do FaceTime para Android e Windows, ainda sem data oficial de lançamento. Créditos: Divulgação/Apple

A data de lançamento não foi divulgada. Tudo indica que os recursos da web serão lançados junto com o iOS 15 no outono americano (entre setembro e novembro).

Atualizações no FaceTime também para o iOS 15

Entre os recursos oferecidos pelo FaceTime aos usuários web, está a possibilidade de o usuário criar um link para uma chamada agendada e compartilhar com as pessoas com antecedência, seja no iMessage, WhatsApp ou outros apps. 

publicidade

A Apple também anunciou uma série de outras atualizações do FaceTime no iOS 15. Há uma nova opção de visualização em grade, um recurso de isolamento de voz para melhorar a qualidade do som, suporte de áudio espacial e a opção de desfocar o fundo com o “modo retrato”.

Leia mais:

publicidade

Um importante recurso anunciado pela empresa é o SharePlay. A ferramenta permite que um grupo de pessoas assista ou ouça a mesma coisa simultaneamente. O SharePlay também permite ao usuário que baixe músicas, vídeos ou que compartilhe essas mídias sua tela. 

Parcerias de peso

Alguns nomes importantes estão a bordo para oferecer suporte ao recurso, incluindo Disney Plus, Hulu, HBO Max e Twitch. Além do  Apple Music e o Apple TV Plus, é claro.

publicidade

Não apenas as reuniões profissionais à distância, mas também as festas virtuais tornaram-se populares durante a pandemia de Covid-19, desde março de 2020. O SharePlay pretende ser a estrutura perfeita para nisso: o recurso mostra que a Apple espera tornar o FaceTime mais um espaço de hangout, e não apenas uma forma de fazer videochamadas tradicionais com seus parentes e amigos.