Um estudo global realizado com crianças e adolescentes infectados com a Covid-19 descobriu que a doença causada pelo Sars-Cov-2 produz sintomas e complicações maiores do que a gripe comum, causada pelo vírus Influenza. Contudo, apesar disso, as mortes de pessoas entre 0 e 16 anos é bastante rara.

Os resultados da pesquisa foram publicados na revista Pediatrics e comparou dados observacionais de mais de 242 mil crianças e adolescentes diagnosticados com a Covid-19, incluindo quase 10 mil que foram hospitalizados, com os dados de mais de 2 milhões de pessoas na mesma faixa etária que foram diagnosticadas com gripe comum em cinco países: França, Alemanha, Coreia do Sul, Espanha e Estados Unidos.

publicidade

Segundo os resultados, asma e obesidade foram as comorbidades de base mais comuns na população pediátrica. Além disso, houve uma maior prevalência de doenças raras, como malformações congênitas, distúrbios do neurodesenvolvimento e doenças cardíacas, entre aqueles hospitalizados com a Covid-19.

Mais sintomas

Crianças. Imagem: Shutterstock
Crianças internadas com Covid-19 tiveram sintomas mais severos do que as infectadas pela gripe comum. Crédito: Shutterstock

Crianças e adolescentes com Covid-19 também apresentaram maiores taxas de sintomas como dificuldade de respiração, perda do olfato e gastroenterite em comparação com aquelas que tiveram influenza. As complicações mais comuns para os jovens hospitalizados com Covid-19 foram a hipoxemia, que é a baixa oxigenação do sangue, e pneumonia. Ambas ocorreram em taxas mais elevadas do que os pacientes pediátricos com influenza que foram internados.

“Este estudo abordou questões críticas que estavam pesando tanto na comunidade de saúde quanto na população em geral, que é como a Covid-19 estava impactando nossa população mais jovem”, disse a epidemiologista e autora principal do estudo, Talita Duarte-Salles, ao Medical Xpress. “Enquanto alguns no ano passado alegaram que Covid-19 não era diferente da gripe, as evidências do mundo real que geramos por meio da ciência aberta mostraram algo bem diferente”.

Leia mais:

Segundo Duarte-Salles, foi um alívio para os pesquisadores descobrir que a fatalidade causada pela Covid-19 era bastante rara em crianças. Porém, diferente do que se pensava inicialmente, as complicações e sintomas causadas pela Covid-19 na população pediátrica são mais sérias do que a gripe comum nessa faixa etária.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!