Vários grandes sites ficaram fora do ar na manhã desta terça (8). Foi o caso da Amazon, Reddit e Twitch, além de sites de notícias como o The Verge, Financial Times, o The Guardian, o New York Times e parcialmente a CNN. Outro que viu seu site sem funcionar foi o governo do Reino Unido.

Os sites afetados exibiram a mensagem: “Erro 503 Serviço indisponível”. O erro está relacionado a uma falha no serviço de distribuição de conteúdo (CDN, Content Delivery Network) Fastly.

O Downdetector, serviço que registra reclamações quando sites ficam fora do ar, apontou que o erro teve origem no provedor de serviços de computação na nuvem baseado nos Estados Unidos.

Leia também:

Em seu relatório de erros, emitido às 6h58 (horário de Brasília), a empresa disse que havia identificado problemas com sua rede global, que afetaram sites de vários países além do Brasil, como Estados Unidos, Japão, Inglaterra, Canadá e África do Sul.

publicidade

Em seu Twitter, Fastly afirmou que a falha foi causada por um “erro de configuração de serviço” e que a rede estava voltando on-line. No momento da publicação desta nota (8h25, horário de Brasilia) a maior parte dos sites afetados há havia voltado a funcionar.

“Identificamos uma configuração de serviço que gerou interrupções em nossos POPs [pontos de presença] globalmente e desativamos essa configuração. Nossa rede global está voltando online”, disse a empresa.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!