Em 2018, o Grasshopper foi lançado e um milhão de pessoas passaram pelo menos uma hora aprendendo e entendendo a codificar por meio do aplicativo. Como parte de um esforço da Cresça com o Google, que engloba programas do Google para o desenvolvimento tanto de pessoas como de negócios, a empresa anunciou nesta terça-feira (8) o Grasshopper em português.

O Grasshopper é um aplicativo gratuito e desenvolvido pelo Google. O objetivo é ensinar programação para iniciantes por meio de jogos e lições interativas de JavaScript, que é tida como a linguagem mais utilizada pelos programadores, representando 70% da preferência.

A ferramenta foi criada por uma equipe de programadores do Google para produtos experimentais, a Area 120, ou seja, o Grasshopper tem como missão remover quaisquer barreiras que prejudiquem o acesso à educação, além de preparar adultos e jovens para carreiras que precisam de habilidades em programação.

google


Inclusive, o aplicativo oferece um ambiente focado em aprendizagem para quem está começando a entender tudo que envolve o mundo da programação. Através de uma metodologia bem interativa, a ferramenta traz quebra-cabeças visuais para instigar os alunos a utilizar os principais conceitos de codificação, funções, loops e variáveis, por exemplo.

publicidade

O Grasshopper torna possível aprender técnicas como:

  • Criar animações ou resolver problemas utilizando códigos;
  • Construir um site com HTML e CSS.

A principal novidade é que agora, os brasileiros terão todas as instruções, incluindo suporte e feedback em seu idioma nativo. Isso porque o conhecimento em tecnologia é essencial para o futuro. “No Brasil, programar está se tornando uma habilidade essencial no mercado de trabalho, e queremos que todos possam aprender sobre isso”, disse o Google em seu blog

De acordo com a McKinsey, até 2030, o país precisará de 1 milhão de profissionais nesta área. Sendo assim, as oportunidades em programação aparecem como um dos caminhos neste cenário, atraindo cada vez mais as pessoas que acabam direcionando suas carreiras para desenvolverem o lado dee programador.

Um estudo recente do Google com a consultoria Bain & Company demonstrou que no Brasil, em média 30% dos desenvolvedores vieram de outras atividades. Do total, 80% dizem que houve melhoria na qualidade de vida e também na perspectiva de crescimento. Enquanto metade diz que recomendaria a carreira para seus amigos. 

O objetivo é que o app ajude as pessoas a iniciarem ou continuarem suas experiências no mundo da programação. O Grasshopper em português está disponível para Android e desktop.

Fonte: Blog do Google

Leia também!

Conheça as ações do Google para o Mês do Orgulho LGBTQIA+

Todos os anos, durante o mês de junho, é celebrado o orgulho LGBTQIA+ de várias formas diferentes. Junho foi escolhido por ser o mês em que ocorreu a rebelião de Stonewall, no dia 28, em 1969. O marco do movimento de liberação e ativismo gay deve mesmo ser mais destacado do que nunca: numa época em que os direitos conquistados a tanto suor e sangue estão cada vez mais ameaçados, principalmente no Brasil, é preciso lembrar ao mundo que inclusão é o único meio de se conquistar um futuro melhor para todos. Sabendo disso, o Google  planejou uma série de ações para colaborar com a campanha.

Para saber mais, acesse a reportagem no Olhar Digital.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!