Um arquivo de texto com 100 GB compartilhado em um fórum de hackers expôs mais de 8,4 bilhões de senha na internet. Esse vazamento é considerado o maior da história, de acordo com especialistas da área de segurança cibernética.

Quando vazou os dados, o responsável afirmou ter 8,2 bilhões de senhas disponíveis. Mas, acabou corrigindo o número para os 8,4 bilhões. O caso é chamado de ‘RockYou2021’, segundo o site especializado em cibersegurança Cyber News. O nome é uma referência ao ‘RockYou’ de 2009, que expôs ‘apenas’ 32 milhões de senhas.

Leia mais:

Nem todos os dados, porém, são novos. Esses códigos foram reunidos nos últimos anos, reunindo dados de vazamento anteriores. As senhas expostas têm entre seis e 20 caracteres. Ainda de acordo com Cyber News, não há espaços em branco, nem ASCII, linguagem unificada de computadores.

publicidade

Antes desse novo vazamento, o maior foi o Compilation of Many Breaches (COMB), em fevereiro deste ano, com 3,2 bilhões de senhas expostas. Suspeita-se que a lista atual sirva como um “dicionário” para facilitar ataques.

Nunca utilize datas de aniversário como senha. Imagem: iStock

O arquivo de senhas vazadas pode conter dados de todos os usuários do mundo, já que, do total da população do globo, 4,7 bilhões de pessoas usam a internet. Assim, a lista contém quase o dobro, sendo recomendado que os usuários se certifiquem de analisar suas senhas.

O ideal é que todas as senhas sejam atualizadas. Vale lembrar ainda as principais dicas na hora de escolher, como usar no mínimo oito caracteres, com combinações entre números, letras maiúsculas e minúsculas e caracteres especiais.

Evite sempre usar datas de aniversários, sua ou de parentes e amigos, além de nome das pessoas. Também é importante ativar a verificação em duas etapas nas contas que disponibilizam a configuração.

Via: Tilt / Cyber News

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!