Uma piscina de 50 metros de comprimento e 40 metros de profundidade vai ganhar um poço um pouco mais fundo para chegar a 50 metros e se tornar a maior piscina do mundo projetada para treinamento de astronautas. O plano é da empresa Blue Abyss e será executado na Cornualha, Reino Unido.

Além dos astronautas, a piscina também é pensada para o desenvolvimento de robôs submarinos. O local escolhido, perto do Aeroporto Newquay da Cornualha, não foi à toa: é onde deve ficar o espaçoporto para os lançamentos da Virgin Orbit a partir de 2022.

publicidade

Leia mais:

A piscina da Blue Abyss vai comportar 42 mil metros cúbicos de água, o equivalente a 17 piscinas olímpicas. Ou, como bons britânicos, 168 milhões de xícaras de chá.

publicidade

Agora, a empresa negocia com a autoridade local para a compra de quatro lotes de terreno próximos ao futuro espaçoporto. Depois, vai solicitar uma permissão de planejamento. Só a partir disso é que há uma previsão de conclusão, que deve durar até 18 meses. Assim, a inauguração do centro deve acontecer em 2023.

Piscina será também a mais profunda do mundo. Imagem: Blue Abyss/Divulgação

O orçamento prevê ainda que sejam gastas 150 milhões de libras, o equivalente a R$ 1,07 bilhão. O local deve ter ainda um teto retrátil, com um guindaste para baixar objetos grandes para a piscina.

publicidade

O centro terá ainda câmaras hipobáricas e hiperbáricas, para simular os efeitos da alta e baixa pressão. Uma suíte com “microgravidade”, um centro de treinamento com salas de aula e acomodações no local estão nos planos.

O centro foi idealizado pelo ex-instrutor de mergulho do exército britânico John Vickers e projetado pelo arquiteto britânico Robin Partington. “Blue Abyss será um grande recurso de pesquisa para a indústria aeroespacial, energia offshore, robótica subaquática, fisiologia humana, defesa, lazer e indústrias marítimas”, disse Vickers, em comunicado.

publicidade

Via: Space / Blue Abyss

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!