[CUIDADO: SPOILERS A SEGUIR] A Fase 4 do Universo Cinematográfico Marvel (MCU) continua com a estreia de ‘Loki‘ no Disney+. Após roubar o Tesseract durante em meio às viagens no tempo dos Vingadores em ‘Ultimato’, a versão 2012 do “Deus da Trapaça” rapidamente se teletransportou, mas logo foi capturado pela Autoridade de Variância de Tempo (TVA – Time Variance Authority), uma agência encarregada de manter o multiverso em ordem.

E em meio ao caos temporal causado – algo que foi mostrado nos trailers -, foi revelado que o Tesseract, uma das joias do Infinito que os fãs presumiram ser o ponto crucial da série, na verdade não é nada mais do que um objeto brilhante, totalmente inútil em face dos verdadeiros poderes da TVA. Ou seja, o “Deus da Trapaça” teve que passar por um julgamento para provar que não deveria “resetado” (leia-se “desintegrado”) por bagunçar o fluxo do tempo.

publicidade
Owen Wilson é um dos personagens da série 'Loki'. Imagem: Disney+/Divulgação
Owen Wilson é um dos personagens da série ‘Loki’. Imagem: Disney+/Divulgação

Felizmente, Loki tem um aliado! Mobius (Owen Wilson), um agente da TVA em uma missão, acredita que o personagem pode ajudar a TVA a rastrear um criminoso que causa variações no tempo no passado e no futuro. E acontece que o vilão, na verdade, é uma versão de Loki [leia mais aqui] – então, quem melhor para impedir uma ameaça do que, bem, o próprio homem?

Claro, as coisas nunca podem ser tão simples, especialmente quando você adiciona a viagem no tempo ao contexto. A produção, sem dúvida, se tornará ainda mais complicada conforme as coisas progridem, então é definitivamente melhor começar a tomar notas e prestar atenção nas referências e easter eggs do primeiro episódio, antes que as coisas saiam do controle…

publicidade

Leia mais:

Lembrando que além de Tom Hiddleston no papel principal e Owen Wilson (‘Marley e Eu’), Gugu Mbatha-Raw (‘The Morning Show’), Sophia Di Martino (‘Yesterday’) e Richard E. Grant (‘Poderia Me Perdoar?’) também estão no elenco da produção. De forma exclusiva no Disney+, ‘Loki’ estreou nesta quarta-feira, 9 de junho, e terá novos episódios todas as quartas-feiras.

publicidade

Confira os easter eggs e referências do primeiro episódio de ‘Loki’

  • ‘Ultimato’
'Loki' rouba o Tesseract e some em 'Ultimato'. Imagem: Marvel Studios/Divulgação
‘Loki’ rouba o Tesseract e some em ‘Ultimato’. Imagem: Marvel Studios/Divulgação

Embora seja improvável que os fãs tenham esquecido como foi a sequência de viagem no tempo de 2012 em ‘Vingadores: Ultimato’, o primeiro episódio da nova série recapitula de forma conveniente, incluindo Loki roubando o Tesseract – que presumimos que teria um grande papel na história do show. Acontece que, como veremos abaixo, as Joias do Infinito são tão inúteis para a TVA que o grupo as usa, literalmente, como peso de papel.

  • Homenagem a Tony Stark e o “propósito glorioso”
Loki em deserto da Mongólia faz alusão a 'Homem de Ferro' (2008). Imagem: Marvel Studios/Divulgação
Loki em deserto da Mongólia faz alusão a ‘Homem de Ferro’ (2008). Imagem: Marvel Studios/Divulgação

Ao utilizar o Tesseract, Loki é enviado para a Mongólia, onde ele cai no deserto – algo que remete a grande fuga de Tony Stark em ‘Homem de Ferro’ (2008). Ao conversar com um povoado no local, o personagem inicia um monólogo exagerado sobre como é “carregado com um propósito glorioso”, visto que esta versão do “Deus da Trapaça” nunca experimentou nenhum dos momentos posteriores aos eventos de ‘Vingadores’ (2012).

publicidade
  • TVA, os “Guardiões do Tempo” e a captura ao estilo ‘Ragnarok’
Loki é capturado pela TVA. Imagem: Marvel Studios/Divulgação

A TVA foi apresentada em 1986, nos quadrinhos da Marvel, mas parecem um pouco diferentes na série. Por exemplo: no papel, o grupo é composto quase inteiramente por clones criados. Na produção do Disney+, apesar de sabermos que a maioria dos trabalhadores nunca saiu da agência, eles certamente são todos únicos.

A viagem de Loki pelo interior da TVA lembra muito a provação de Thor em ‘Ragnarok’, quando ele se tornou um gladiador em Sakaar. Não há corte de cabelo traumático, mas tem desintegração de roupas e, obviamente, um macacão de prisão. E um Grão-Mestre de Jeff Goldblum é substituído aqui por três “Guardiões do Tempo”.

Os três "Guardiões do Tempo" mostrado em 'Loki'. Imagem: Marvel Studios/Divulgação
Os três “Guardiões do Tempo” mostrado em ‘Loki’. Imagem: Marvel Studios/Divulgação

Na série, as entidades – que também são baseadas no material dos quadrinhos – são misteriosas e sombrias, e mesmo os agentes da TVA não parecem ter qualquer contato com eles. Nas HQS, eles foram criados por He Who Remains, o último diretor da agência, em resposta a um experimento fracassado que resultou em uma raça de monstro que ameaçou a existência do multiverso.

  • Ravona Renslayer e a ligação com Kang, o Conquistador

Gugu Mbatha-Raw interpreta Ravona Renslayer que, na série, parece ser um membro de alto escalão da TVA – e a única pessoa que possui algum contato com os Guardiões. Nos quadrinhos, ela é uma personagem secundária, mas que tem conexão com um vilão viajante no tempo: Kang, o Conquistador.

Gugu Mbatha-Raw interpreta Ravona Renslayer em 'Loki'. Imagem: Marvel Studios/Divulgação
Gugu Mbatha-Raw interpreta Ravona Renslayer em ‘Loki’. Imagem: Marvel Studios/Divulgação

E curiosidade: Kang será apresentado ao MCU em 2023, no filme ‘Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania’, e será interpretado por Jonathan Majors (‘Lovecraft Country’).

  • Agente Mobius e o vício em Josta Cola
Agente Mobius (Owen Wilson) conversa com Loki (Tom Hiddleston)
O agente Mobius (Owen Wilson) é o encarregado pelo caso de Loki (Tom Hiddleston) na TVA. Imagem: Marvel Studios/Divulgação

Finalmente foi possível ver mais de Owen Wilson como Agente Mobius, que é em um agente da TVA cujo nome completo é Mobius M. Mobius. Entre o cômico e o irônico, parece que o personagem também terá como marca registrada uma possível afinidade com a Josta Cola, primeiro energético comercializada nos Estados Unidos (EUA), em 1995. O curioso é que a bebida foi descontinuada quatros anos depois… bem, viagem no tempo, né?

  • D.B. Cooper
O famoso crimino D.B Cooper é... Loki? Imagem: Marvel Studios/Reprodução
O famoso criminoso D.B Cooper é… Loki? Imagem: Marvel Studios/Reprodução

Surpresa! A série mostra que Loki tem bagunçado com a história da humanidade por um tempo. No primeiro episódio, descobrimos que ele era realmente D.B. Cooper, pseudônimo de um notório sequestrador de avião conhecido nos EUA.

Em 1971, o criminoso assumiu o controle de um 747 entre Portland e Seattle e exigiu um resgate de US$ 200 mil. Em seguida, ele saltou do avião para nunca mais ser visto. Aliás, Cooper nunca foi identificado, e o fato dele ser Loki parece ser uma boa explicação…

  • Flashbacks e revelações
Agente Coulson aparece em flashback de ‘Loki’. Imagem: Marvel Studios/Reprodução

Talvez um dos melhores, se não o melhor, momento do episódio inicial é Loki sendo confrontado por flashbacks – como a morte do agente da S.H.I.E.L.D Phil Coulson (Clark Gregg) – e, consequentemente, revelações sobre o seu futuro após o confronto com os Vingadores.

No tour pela vida de Loki, há cenas de ‘Thor: O Mundo Sombrio’ (2013), na qual o personagem vê a morte de sua mãe, Friga (Rene Russo). O momento é responsável por moldar uma eventual virada do “Deus da Trapaça” para uma espécie de “mocinho”.

Ver morte de Friga desola Loki em cena da nova série. Imagem: Marvel Studios/Reprodução
Ver morte de Friga desola Loki em cena da nova série. Imagem: Marvel Studios/Reprodução

Continuando nos flashbacks, Loki se emociona ao ver alguns dos maiores momentos de ligação entre ele e Thor em ‘Ragnarok’ (2018), além da morte de Odin e a destruição total de Asgard.

A última sequência vista pelo personagem é, claro, ‘Vingadores: Guerra Infinita’ (2018), onde ele foi morto por Thanos enquanto tentava salvar Thor e o resto dos asgardiano – muito longe do tirano petulante atual que não queria nada mais do que governar.

Loki vê Thanos o matando em flashback. Imagem: Marvel Studios/Reprodução
Loki vê Thanos o matando em flashback. Imagem: Marvel Studios/Reprodução
  • As Joias do Infinito são… nada?

O TVA tem mais Joias do Infinito do que Thanos um dia imaginou ter, o que não é grande coisa, considerando que os poderes dos artefatos são totalmente inúteis dentro do prédio.

Também vale a pena ressaltar que há várias cópias de cada pedra espalhadas, o que realmente levanta a questão: quantas variações e linhas de tempo ramificadas envolvendo as Joias o TVA teve que lidar?

Joias do Infinito em 'Loki'. Imagem: Marvel Studios/Reprodução
Joias do Infinito em ‘Loki’. Imagem: Marvel Studios/Reprodução

Fonte: Gamespot

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!