Neste sábado (12), os brasileiros comemoram o Dia dos Namorados. A data, criada pelo publicitário João Dória (pai do governador de São Paulo), não foi escolhida à toa: junho sempre foi justamente o mês de desaquecimento do comércio no país. E o dia 12 foi definido por ser véspera da celebração de Santo Antônio, famoso no Brasil por ser o santo casamenteiro. De qualquer forma, sendo ou não uma data estritamente comercial, o fato é que a estratégia deu certo, e os casais, até hoje, costumam se presentear nesse dia, alavancando as vendas

Pesquisa indica que 53% dos brasileiros pretendem presentear alguém neste sábado (12), Dia dos Namorados. Imagem: HQuality – Shutterstock

Estima-se que 53% dos brasileiros pretendem presentear alguém neste ano. E, em razão da pandemia, o hábito de se comprar online, que já vinha se consolidando entre os consumidores, ganhou mais força. 

Segundo a Opinion Box, o chat-commerce já se mostra como a primeira opção de busca para um a cada cinco consumidores. Com isso, a OmniChat, startup líder no segmento de implantação de chat-commerce, explica porque é tão importante ter esse meio de vendas para uma data como o Dia dos Namorados.

“O chat-commerce consegue aliar um atendimento humanizado e consultivo que estamos acostumados a ver em lojas físicas com a praticidade de fazer as compras de qualquer lugar e receber em casa, que só o varejo virtual possui. Esse é o segredo do meio para ganhar cada vez mais espaço na vida dos brasileiros”, diz Mauricio Trezub, CEO da empresa.

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Humanização do atendimento virtual dos chat-commerce dá mais credibilidade à marca

E-commerce chat é um recurso de comunicação que permite que um vendedor ou um administrador de uma loja virtual possa conversar em tempo real com o consumidor. 

Humanização do atendimento virtual com uma pessoa especializada faz com que o chat-commerce seja considerado uma experiência positiva para 69% dos consumidores.
Imagem: Oatawa – Istockphoto

De acordo com o Benchmark Conversational Commerce, produzido pela OmniChat, a humanização do atendimento virtual com uma pessoa especializada faz com que a experiência do chat-commerce seja positiva para 69% dos compradores.

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Ainda segundo a pesquisa, 55% dos que utilizam a ferramenta sentem que estão mais conectados à empresa da qual estão adquirindo um produto.

Uma das comodidades oferecidas pelo recurso é que, tanto pelo WhatsApp quanto por outro aplicativo de chat, o vendedor pode fazer vídeos e fotos para que o consumidor se sinta mais seguro em relação à sua aquisição. A utilização de emojis e outros recursos podem tornar a experiência de compra mais agradável do que uma simples seleção de itens em um site.

Ferramenta requer agilidade no uso

Além de um atendimento consultivo, é importante que o operador tenha agilidade, especialmente no contato inicial. 

Estatísticas apontam que, quando as respostas são dadas em menos de cinco minutos, as taxas de conversão no chat-commerce podem chegar a 17%. Esse índice cai para 2% quando a primeira resposta demora mais de uma hora.

“Com o chat-commerce, é possível escolher o presente perfeito para o parceiro ou parceira com a ajuda de alguém que conhece os produtos e está preparado para sugerir as melhores opções de acordo com o perfil desejado, além de trazer a praticidade de recebê-lo sem precisar sair de casa”, conclui Mauricio.

Live commerce: modalidade vira tendência no Brasil

Segundo o site Catraca Livre, o live commerce é um mercado consolidado na China, sendo uma modalidade que une venda, interação e entretenimento. E o recurso chegou com fôlego ao Brasil, se estabelecendo como última tendência do varejo on-line.

Por meio de transmissões ao vivo (as chamadas lives) realizadas em uma plataforma específica, a empresa apresenta seus produtos e serviços, traz conteúdo e interage com os consumidores em tempo real.

“O live commerce, que basicamente é a união do Live Stream com o E-commerce, ganhou a atenção dos brasileiros. Além de entreter o consumidor enquanto compra, é a experiência de compra mais pessoas que o digital pode ser. Tudo isso acompanhado de otimização de tempo, você compra como se estivesse dentro da loja, do conforto da sua casa”, explica a CEO da Mimo, empresa pioneira de live commerce na América Latina, Monique Lima, especialista no assunto.

Facebook aposta no live commerce nos EUA

Conforme divulgado pelo Olhar Digital, o live commerce também está no Facebook. Chamada de Live Shopping Fridays, a modalidade é a nova aposta da rede social para fomentar o varejo.

Transmitidas todas as sextas-feiras, até o dia 16 de julho, as lives contam com a participação de marcas como Sephora, Abercrombie & Fitch, Alleyoop, Bobbi Brown Cosmetics, Clinique, Dermalogica, Dolce Vita e ZOX. 

Mas, neste primeiro momento, a ferramenta está disponível apenas nos EUA. 

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