No fim de maio foi inaugurado o cabo submarino da EllaLink, que conecta Fortaleza, no Ceará, a cidade de Sines, em Portugal. Com o 16º cabo de fibra óptica, a capital cearense se torna o local com o maior número de conexões com cabos submarinos do mundo.

Os 16 cabos submarinos de fibra óptica em operação são capazes de interligar o Brasil com a África, Europa, América do Norte, América Central e América do Sul, a estimativa é que até o fim de 2021, 18 cabos estejam funcionando em Fortaleza.

“Estamos transformando o Ceará, que antes era apenas um ponto de passagem dos cabos submarinos, em um local onde as empresas de tecnologia estão investindo cada vez mais em data centers, empresas desenvolvedoras de softwares etc. É uma nova economia que se fortalece com a chegada de mais cabos”, disse Julio Cavalcante, membro da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do estado.

Fortaleza maior hub de cabos submarinos

De acordo com o governo do Ceará, a localização geográfica do estado contribui para a ancoragem de cabos submarinos. Parte da infraestrutura está presente desde o ano 2000 e segue na ativa até os dias de hoje.

publicidade

O gerente da EllaLink, Rafael Lozano, disse que a empresa escolheu Fortaleza justamente pela grande quantidade de cabos presentes no local, o que facilita a conexão com outras partes do mundo.

Leia mais:

Com o novo cabo, a cidade ultrapassa Fujairah, nos Emirados Árabes Unidos, que até então estava empatada com a capital cearense como o maior hub de cabos submarinos do mundo, com 15 conexões.

“Toda uma indústria, atrelada ao setor de telecomunicações, surge muito forte aqui. São mais de dez mil provedores oferecendo rede de dados no Ceará. E essa infraestrutura atrai os datacenters, que atraem as empresas de software e ampliam a presença empresarial no Ceará numa área que a gente tem tudo pra se tornar o mais forte no norte e nordeste do Brasil”, afirmou o secretário do desenvolvimento econômico e trabalho, Maia Júnior, na inauguração do 15º cabo.

Para conhecer mais sobre o funcionamento e importância dos cabos submarinos, confira o especial preparado pelo Olhar Digital.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!