Uma enchente atingiu no começo de fevereiro um vale localizado no estado de Uttarakhand, na Índia, e deixou 200 pessoas mortas ou desaparecidas, além de ter destruídos duas usinas hidrelétricas. Até o momento, cientistas e autoridades locais buscavam entender o que causou o desastre natural.

Uma equipe com cerca de 50 cientistas analisou imagens de satélite que comprovam que uma avalanche maciça de rochas e gelo glacial foi a responsável pela enchente. De acordo com os estudos, as rochas caíram de uma altura de quase 2 quilômetros do Pico Ronti, no Himalaia.

Anteriormente, acreditava-se que o culpado seria um fenômeno chamado “erupção de lago glacial”, que se trata do momento que a água represada no topo de uma montanha transborda repentinamente de seus limites e desce a encosta.

O geomorfologista da Universidade de Calgary, no Canadá, Daniel Shugar, afirmou que o cenário encontrado foi de risco múltiplo, onde era muito mais fluido e móvel do que seria de se esperar de um deslizamento de terra. “Foi o pior cenário de rocha e gelo e altura de queda”, completou.

publicidade

Leia também!

O estudo apontou que é difícil afirmar qual papel as mudanças climáticas tenham desempenhado nesse acidente pela falta de estações meteorológicas no local. No entanto, Shugar disse que a mudança climática faz com que grandes acontecimentos como este se tornem mais frequentes e ainda mais graves devido a diminuição das geleiras e seus alicerces.

O geomorfologista afirmou que o desenvolvimento humano próximo às montanhas é outro fator de risco a ser relatado. “Se as próprias montanhas estão se tornando mais perigosas, e também estamos avançando mais para dentro dessas montanhas, isso se torna uma mistura perigosa”, concluiu.

Via: ScienceNews

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!