O sonho da Apple de entrar no mercado de veículos elétricos (EVs) está cada vez mais próximo de se tornar realidade. A empresa da maçã acaba de contratar Ulrich Kranz, ex-executivo da BMW e ex-CEO da startup de EVs Canoo, que supostamente vai trabalhar com Doug Field, ex-engenheiro da Tesla, no projeto para produção de carros elétricos da big tech.

Kranz chega à Apple com notoriedade no segmento de veículos elétricos. Em sua passagem pela BMW, o executivo contribuiu ativamente para o lançamento dos modelos esportivos i8 (totalmente elétrico) e i3 (híbrido).

Um ano após sair da fabricante alemã, Kranz decidiu criar a startup de veículos elétricos Canoo, junto de seu colega executivo Stefan Krause (ex-BMW).

Na Canoo, Kranz construiu uma van totalmente elétrica baseada em uma plataforma modular, que incluía baterias, motores elétricos e todos os componentes eletrônicos de veículos. A ideia era vender essas vans em um plano por assinatura.

publicidade

O projeto mostrou-se sólido e chamou a atenção do mercado. Tanto que a Apple, de olho em ingressar no mercado de veículos elétricos, teria tentando comprar a startup no começo de 2020.

Logo da startup de veículos elétricos Canoo
Startup de veículos elétricos chegou a entrar na mira da Apple no começo do ano passado. Foto: Postmodern Studio/Shutterstock

Mas a negociação não vingou. Enquanto a gigante de Tim Cook queria comprar a Canoo, Kranz preferia que a captação fosse por meio de um investimento.

No entanto, as conversas do ano passado aproximaram Ulrich Kranz da Apple. Agora, o executivo provavelmente vai trabalhar sob o comando de Doug Field no “Projeto Titan”.

Leia mais:

Sonho antigo da Apple

O Projeto Titan nada mais é do que o codinome para o futuro carro elétrico da Apple. Aliás, a big tech tem planejado a produção de seu próprio EV desde 2014. Desde então, o projeto tem sido constantemente modificado.

Inicialmente, o Projeto Titan constituía em uma minivan elétrica. Depois, se transformou em uma “plataforma” de inteligência e autonomia que poderia ser licenciada a fabricantes de carros elétricos, antes de novamente se tornar um carro elétrico da própria Apple.

Mas a verdade é que o carro elétrico da Apple segue como algo misterioso. Não se sabe ainda, por exemplo, quem irá fabricar o “Apple Car”.

A gigante da maçã chegou a conversar com as fabricantes KIA e Hyundai para a produção do veículo, mas ambas as empresas teriam desistido do projeto. A empresa também tem buscado acordos com companhias de bateria, como a chinesa CATL, além de planejar uma solução robótica para a produção, mas sem maiores detalhes.

Pouco se sabe, também, sobre uma possível data de lançamento. A Apple não informou nenhuma previsão oficial, mas de acordo com o analista Ming-Chi Kuo, a possível data de estreia poderia acontecer somente depois de 2028.

Fonte: The Verge

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!