O proprietário de um Tesla nos Estados Unidos (EUA) construiu um robô para conectar automaticamente o carregador ao carro elétrico durante a madrugada – algo que a Tesla anunciou que tem desenvolvido, mas nunca lançou. Em vídeo publicado no Youtube, Pat Larson mostrou a versão inicial do mecanismo caseiro que, venhamos e convenhamos…

Não é bonito, não é rápido, mas funciona, e essa é a parte importante. Além disso, o robô está plugado bem na parede da garagem, o que é algo bem conveniente e buscado em relação a carregadores domésticos. E mais: no vídeo (assista abaixo) é possível notar que Larson está usando um Raspberry Pi 4 como “cérebro da invenção”, além de uma câmera para detectar onde colocar a porta de entrada do carregador.

publicidade

De acordo com o dono do veículo elétrico, o sistema usa visão computacional e aprendizado de máquina (machine learning) para detectar o logotipo da Tesla brilhante do carro e alinhar a entrada do carregador. Para mover o conector, ele utiliza alguns servos – que são atuadores projetados para aplicações onde é necessário fazer o controle de movimento com alta precisão.

Curiosamente, uma vez que não há nada para pressionar o botão para abrir a porta de recarga do carro, Larson usou a Interface de Programação de Aplicações (API) da Tesla para abri-la automaticamente. Uma vez conectado, o sistema carrega a bateria do veículo a 100% e, em seguida, despluga o conector.

Leia mais:

Agora, Larson quer incluir um timer na programação do sistema para que o robô possa fazer isso, enfim, sozinho. A verdade é que o mecanismo não resolve um grande problema de conectar o carro automaticamente quando, por exemplo, o motorista chega em casa, mas ainda é uma tecnologia que faz sentido. Se o futuro é almejado com veículos elétricos autônomos em todos os lugares, o processo de carregamento também precisa ser automatizado.

Tesla trabalha em carregador automático de carros, mas…

A ideia de carregar veículos elétricos automaticamente já existe há algum tempo. E como Elon Musk disse na semana passada durante a apresentação do Model S Plaid: “cada produto feito é mais uma coisa a automatizar”. A verdade é que, desde 2019, a Tesla trabalha em carros autônomos e, de tabela, em um carregamento sem interferência humana.

Em 2020, o público ouviu pela última vez informações sobre o Tesla’s robot snake charger (Carregador de cobra robô, na tradução literal). A tecnologia consiste em estações de recarga domiciliar que energizariam o veículo de forma automática – uma versão muito mais high tech comparada ao robô de Larson. No entanto, o projeto está há mais de um ano sem novidades e, de acordo com o site Electrek, a quem diga que o a montadora descartou a ideia.

Fonte: Electrek

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!