O México começou nesta segunda-feira (15) a enviar o primeiro lote com um milhão de doses da vacina da AstraZeneca produzida no país. As unidades têm como destino países vinhos na América Latina. O acordo assinado junto com a Argentina prevê a entrega total de 250 milhões de unidades do imunizante.

O primeiro lote deve ser entregue para Argentina, Bolívia e Paraguai, na América do Sul, além de Belize, na América Central. Em breve Honduras, Guatemala e El Salvador também devem receber lotes. O bilionário mexicano Carlos Slim, décimo segundo homem mais rico do mundo e magnata das comunicações é quem financia as doses.

Vacina produzida no México

Nesse lote, vão ser distribuídas para a Argentina, 811 mil doses. O país da América do Sul produz o insumo do imunizante, que é envasado no México. “Hoje, começamos a enviar doses de vacinas da AstraZeneca, que o México está contribuindo como presidente da Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos) para países da América Latina e do Caribe”, disse o ministro das Relações Exteriores, Marcelo Ebrard, no Twitter.

Outras 300 mil doses vão ser entregues para Paraguai e Bolívia, com cada um ficando com metade. Já Belize deve ficar com 100 mil. “Nessa ocasião, elas serão enviadas a Belize, Bolívia e Paraguai. Nos próximos dias, também vão para Guatemala, Honduras e El Salvador”, completou o ministro.

publicidade

Leia mais!

Para a produção do imunizante, a mAbxience produziu o insumo farmacêutico ativo (IFA) na Argentina. O produto então é enviado ao México, onde os Laboratórios Liomont concluem a fabricação.

Para saber mais, acesse a reportagem completa no Olhar Digital.

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!