Dicas e Tutoriais

Saiba como consultar a pontuação da CNH pelo portal do Detran-SP

14/06/21 12h10
Ilustração da Carteira Nacional de Habilitação (CNH)

rafapress/Shutterstock

Que atire a primeira pedra o motorista que nunca levou uma multa, seja por excesso de velocidade, parada em local indevido, rodízio, entre outros motivos. Por ser “natural” infringir as regras de trânsito em algum momento, isso faz com que tanto as pessoas que acabaram de adquirir sua carteira de motorista quanto os condutores mais experientes fiquem de olho na pontuação da CNH.

O sistema de pontos funciona assim: sem contar o valor da multa — que pode variar de acordo com a gravidade da punição —, cada infração gerará uma espécie de pontuação da CNH do condutor.

Infrações leves, como estacionar em locais inapropriados ou conduzir o veículo sem os documentos obrigatórios, por exemplo, rendem 3 pontos na CNH, além de uma multa de R$ 88,38. Já no caso das gravíssimas, o condutor poderá acumular 7 pontos na pontuação da CNH, fora o fato de ter que desembolsar, no mínimo, R$ 293,47.

Antes, todos os condutores possuíam o limite de 19 pontos em sua pontuação da CNH. Caso alcançassem os 20 pontos em um ano, o processo de suspensão da carteira de motorista era iniciado — já que as infrações tem validade de 12 meses.

Com a nova Lei do Trânsito, que passou a vigorar desde o dia 12 de abril deste ano, o limite de pontuação da CNH foi estendido para 40, mas com algumas ressalvas.

O total de 40 pontos será considerado apenas para motoristas que não cometerem nenhuma infração gravíssima dentro do período de um ano. Quem cometer uma dessas infrações nesse prazo, terá seu limite reduzido para 30. Já quem levar duas multas gravíssimas, terá sua pontuação da CNH reduzida para 20 pontos.

Independentemente de receber ou não muitas multas, é sempre bom ficar atento à sua pontuação da CNH para evitar quaisquer dores de cabeça. E a boa notícia é que o processo pode ser feito rapidamente pelo portal do Detran-SP.

Leia mais:

Como consultar a sua pontuação da CNH

Para isso, acesse o site do Detran-SP por meio deste link, desça a barra de rolagem na home da página, digite “pontos” no campo “Qual serviço procura?” e clique na opção para acessar a “Consulta de pontos da CNH”.

Caso seja o primeiro acesso no portal, será necessário cadastrar-se no site do Detran-SP. Para isso, basta digitar seu CPF na seção “Cadastre-se” e prosseguir com o processo. Após a confirmação do e-mail, faça o mesmo caminho e, desta vez, entre com o seu login criado.

Feito isso, será possível acessar todo o histórico de pontuação da CNH ou mesmo verificar as infrações cometidas nos últimos dois meses. Basta escolher uma das opções, fazer a verificação e clicar em “Pesquisar”.

Caso precise documentar a pontuação da CNH, é possível gerar uma certidão de pontos em formato do PDF, tanto do período acumulado quanto dos últimos 12 meses.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Deixe sua opinião
Tags