A prefeitura de São Paulo anunciou nesta terça-feira (15) um fracionamento das datas para vacinação do grupo de pessoas com idades entre 50 e 59 anos. A população nessa faixa etária corresponde a quase 1,5 milhão de pessoas e vão ter as idades divididas em pares para receberem o imunizante.

O objetivo da nova distribuição é evitar filas e aglomerações nos postos de vacinação, já que o público-alvo é bastante amplo. Dessa forma, cada dupla de idade vai ter um dia específico para tomar a primeira dose. Quem perder poderá pegar nos dias de repescagem.

Divisão da vacinação em São Paulo

“Para evitar aglomerações, que a gente sempre evita, e oferecer qualidade de vacinação, nós decidimos escalonar. Também estamos seguindo o cronograma do governo do estado”, explicou o prefeito Ricardo Nunes em coletiva de imprensa.

Além da nova distribuição, a prefeitura da capital paulista também lançou o “De Olho na Fila“, um serviço online que mostra a situação da fila de espera nas unidades de saúde. O foco do projeto também é evitar aglomerações nos postos de vacinação.

publicidade

Leia mais:

De acordo com o prefeito, a divisão não é um adiamento da campanha, já que o grupo será vacinado dentro da data prevista. Além disso, esse modelo fracionado ajuda na distribuição das doses para os centros, já que se todo mundo tomasse no mesmo dia não haveriam imunizantes suficientes.

“Nós vamos receber as vacinas do estado de forma fracionada, não vamos receber as 1,5 milhão. Como geralmente a maioria das pessoas procura no primeiro dia, não teria contingente na quarta-feira”, disse o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido.

Além disso, a nova distribuição para vacinação é uma recomendação, não uma obrigação, pessoas com idades entre 50 e 59 anos vão poder se vacinar em qualquer dia do calendário em São Paulo, mas a prefeitura orienta para que sejam respeitadas as datas selecionadas. “O escalonamento não é impeditivo para que se tome depois, caso esteja impossibilitado. Recebemos até hoje idosos do primeiro grupo”, completou ainda o secretário.

Confira as datas:

  • Terça-feira (15): 58 e 59 anos
  • Quarta-feira (16): 56 e 57 anos
  • Quinta-feira (17): 54 e 55 anos
  • Sexta-feira (18): 52 e 53 anos
  • Sábado (19): 50 e 51 anos
  • Segunda (21) e terça (22): repescagem das idades anteriores

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!