O Google anunciou uma série de atualizações para componentes do Android. A partir de hoje (15), e ao longo do mês de junho, apps como o Mensagens, Android Auto e Gboard vão receber novos recursos, bem como funções novas de acessibilidade.

A novidade pegou fãs do sistema operacional de surpresa, considerando que mal saímos do Google I/O 2021 – normalmente, a ocasião preferencial para que a empresa de Mountain View inaugure suas novidades.

A lista com as atualizações do Android e seus novos recursos segue abaixo:

Leia também

publicidade

Mensagens

O Google Mensagens agora permitirá que você marque mensagens recebidas por SMS como favoritas, facilitando o retorno a elas caso você precise consultá-las em momentos oportunos.

Isso é algo relativamente comum em apps como WhatsApp e Telegram, por exemplo, então ver isso aparecer no Android certamente é uma mudança bem-vinda.

Imagem mostra tela do Google Mensagens que agora permite favoritar mensagens no Android e seus novos recursos
O Google Mensagens agora permite que marcar mensagens específicas para facilitar consultas posteriores. Imagem: Google/Divulgação

Gboard

O teclado padronizado do Android já conta com sugestões de emojis durante a digitação, mas antes elas dependiam do seu histórico de uso. Agora elas poderão entender melhor o contexto do que você escreve.

Entretanto, a novidade funciona mais para a função “Emoji Kitchen”, que permite que você escolha e misture dois emojis para criar uma figurinha nova. Por exemplo: se você escolher a chama e o rosto sorridente com óculos escuros, receberá uma combinação baseada no meme “This Is Fine”.

Imagem mostra o teclado de emojis no Android, como parte de seus novos recursos
As sugestões de emoji na digitação do Gboard agora entendem contexto, além de permitir a fusão de duas figurinhas para se criar um adesivo inédito. Imagem: Google/Divulgação

“Ei, Google” compatível com mais apps

A função “Ei, Google” permite que você crie uma interação mais direta entre o Google Assistente e alguns aplicativos – desde que estes ofereçam o devido suporte. Nessa atualização, o Android agora consegue entender ordens de interação com apps como o Strava, de esportes, ou outros que façam pagamentos de boletos.

Isso, além dos que já contavam com o funcionamento deste recurso, como os apps first party (desenvolvidos pelo próprio Google) e alguns apps bancários.

Vale lembrar, porém, que a frase “Ei, Google” serve apenas para dispositivos mais recentes. Smartphones e tablets mais antigos ainda respondem apenas com “Ok, Google”.

Montagem mostra interação com o Google Assistente, que apenas com um comando de voz abre o menu de pagamentos de uma conta de um app
O Google Assistente ganhou novas interações, permitindo que você, por exemplo, pague contas por comando de voz, mas apps terceiros precisam dar suporte à função. Imagem: Google/Divulgação

Acessibilidade por voz agora sabe quando você olha para a tela

O app Voice Access, um recurso de acessibilidade destinado a usuários portadores de alguma deficiência motora, permite que eles controlem seus smartphones por comando de voz.

A atualização de hoje entrega ao app a capacidade de reconhecer quando a pessoa estiver olhando diretamente para a tela – e só então ele passará a responder.

O objetivo é evitar acionamentos acidentais e indevidos para quando o usuário tiver que mudar constantemente seu foco entre uma conversa com alguém e o uso do aplicativo.

Imagem do Voice Access, app de acessibilidade do Android que ganhou novos recursos de reconhecimento para quando o usuário olhar para a tela
O Voice Access, um recurso de acessibilidade do Android para usuários com dificuldades motoras, agora reconhece quando você olha para a tela. Imagem: Google/Divulgação

Android Auto ganha melhor customização

A versão do Android para carros agora permite que você personalize a tela inicial diretamente pelo smartphone, além de escolher temas claros ou escuros, um novo botão de rolagem “A a Z”, controles de mídia e navegação de conteúdo. A troca entre apps de navegação, mensagens e streaming de mídia agora pode ser conduzida por voz, via Google Assistente.

Captura de tela mostra nova interface do Android Auto, que facilita navegação e customização
O Android Auto ganhou controles aprimorados e mais opções de customização. Imagem: Google/Divulgação

Alerta de terremotos é expandido para outros países

Por fim, uma novidade para um app que, desde sempre, esteve ausente no Brasil: o Android Earthquake Alerts System, que foi lançado nos EUA ao final de 2020 e chegou à Nova Zelândia e Grécia recentemente.

Em breve ele será expandido para regiões como Turquia, Filipinas, Cazaquistão, República do Quirguistão, Tajiquistão, Turcomenistão e Uzbequistão. Automaticamente, o Android alertará usuários nestes países sobre terremotos ocorrendo em suas regiões.

Capturas mostram o alerta de terremotos do Android em funcionamento
Os alertas de terremotos do Android agora chegarão em diversos outros países, sobretudo no Oriente Médio, onde a incidência desses episódios é maior. Imagem: Google/Divulgação

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!