Há alguns dias, a Microsoft anunciou que realizará no fim de junho um evento onde promete mostrar a “nova geração” do Windows. Mas um vazamento de uma versão preliminar do sistema em um site chinês pode ter estragado boa parte da surpresa, nos revelando vários elementos da nova “cara” do sistema operacional.

Vamos começar pelo nome: ao menos nesta versão, o “novo” Windows é definitivamente chamado de Windows 11. Algo que faz sentido, já que no início desta semana a Microsoft anunciou pela primeira vez uma data para o fim do suporte ao Windows 10 como um todo.

Segundo o site The Verge, o Windows 11 faz uso de vários elementos que estavam sendo desenvolvidos para o recém-cancelado Windows 10X. A barra de tarefas é a mudança mais visível, com um visual simplificado e ícones centralizados no rodapé da tela, lembrando a “dock” do mac OS.

Leia mais:

publicidade

O campo de pesquisa foi removido e substituído por um botão que abre uma interface com opções dedicadas para busca. O Menu Iniciar também foi simplificado: os “blocos dinâmicos” do Windows 10 sumiram, e o foco está nos apps que você decidiu fixar ao menu e nos documentos recentes, além de opções para desligar ou reiniciar o computador. 

Menu Iniciar do Windows 11. Imagem: Tom Warren/Reprodução

Um detalhe que chama a atenção são os cantos arredondados nas janelas e menus, algo que a Microsoft nunca usou em versões anteriores do sistema. O Windows 11 também marca o retorno dos “widgets“, mini-aplicativos que agora vivem em um painel móvel à esquerda da tela. 

Também há melhor integração com o Xbox, com o app agora fazendo parte do sistema e facilitando o acesso a jogos e contatos na rede social do serviço, e uma nova experiência de instalação/primeiro uso, para quando o usuário migra do Windows 10. Por fim, há um novo “som de boot” que toca quando o sistema é carregado, incluso abaixo:

Ainda não há uma data oficial de lançamento para o Windows 11, nem informações sobre seu preço ou opções de migração para usuários do Windows 10. A Microsoft deve revelar mais detalhes em seu evento, que acontecerá em 24 de junho às 12h (horário de Brasília).

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!