Nesta quarta-feira (16), astronautas trabalhavam na instalação de novos e poderosos painéis solares do lado de fora da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). Mas, problemas com o traje espacial de Shane Kimbrough, da Nasa, impediram a conclusão do serviço.

Kimbrough identificou os problemas no meio da caminhada espacial, que duraria sete horas. Isso o forçou a retornar, temporariamente, para a câmara de descompressão, onde deveria reiniciar o equipamento. Essa parada atrasou o norte-americano e o astronauta francês Thomas Pesquet, da Agência Espacial Europeia (ESA), sua dupla no trabalho externo, em uma hora.

publicidade

Leia mais:

Por causa do retardamento, os dois enfrentaram dificuldades na tentativa de desdobrar as barreiras do painel solar antes do tempo determinado. Assim, Pesquet e Kimborough vão precisar retomar o trabalho do lado de fora da ISS novamente no domingo (20).

publicidade

Porém, ainda não está claro se os astronautas vão voltar para completar o trabalho no primeiro painel ou vão seguir para o segundo. Os equipamentos fazem parte do objetivo da Nasa de reenergizar a estação à medida que a demanda por visitas aumenta.

O comentador do controle de missão, Rob Navias, porém, ressaltou que não há urgência para a realização do serviço, pois os painéis antigos fornecem energia o suficiente por enquanto. Mesmo com os novos instalados, os velhos vão seguir operando, em um estado um pouco mais degradado.

publicidade

O controle de missão acrescentou ainda que o astronauta Shane Kimbrough estava seguro durante todo o tempo, apesar dos problemas no painel de controle do traje e em um rápido pico de pressão no sistema de refrigeração. O painel voltou a funcionar e o controle continuou a monitorar o sistema de resfriamento.

Astronautas estava instalando novos painéis solares na área externa da Estação Espacial. Imagem: ESA/NASA–T. Pesquet

Um dos novos painéis solares foi enviado ao espaço pela SpaceX, no começo deste mês de junho. Ele vai operar ao lado das asas de produção de eletricidade mais antigas, que trabalham por mais de 20 anos. Os astronautas precisaram arrastar o painel, que mede 3m x 1m, para um local do lado esquerdo da ISS.

publicidade

Lá, os dois conseguiram parafusar no lugar, mas não conseguiram desdobrar as barras, por causa de um problema no suporte de montagem. Quando totalmente instalado, o painel vai se estender como um tapete de 19 metros de comprimento.

A caminhada da dupla formada pelo norte-americano e pelo francês é a primeira de uma série para equipar o laboratório em órbita com seis asas solares menores e mais fortes. Esse reforço elétrico se fez necessário para acomodar passageiros pagantes, começando pela equipe de filmagem russa que vai rodar cenas de um filme no local, mais ou menos na metade do próximo semestre.

Via: Phys

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!