Cada vez mais, empresas do setor financeiro percebem a necessidade de contar com recursos tecnológicos capazes de transformar seus negócios, e hoje eu explico o porquê

Não há como negar que, nos últimos anos e mais precisamente a partir de 2020, a tecnologia passou a ser algo muito mais presente na vida de todas as pessoas. E o fato de entendermos a necessidade de uma adaptação tecnológica também gerou essa sensação dentro das próprias organizações.

publicidade

Uma pesquisa chamada Shopping During The Pandemic, realizada pela Ipsos, concluiu que, no Brasil, 47% das pessoas estão comprando mais pela internet desde que a pandemia iniciou. Isso significa que, além de incentivar o consumo online, atrelando a decisão também a questões de saúde, é preciso pensar sobre a segurança dos negócios e do setor financeiro. Se a sociedade está comprando mais de maneira digital, também as facilidades dos serviços financeiros virtuais estão recebendo uma maior demanda.

Por conta disso é que entendo que a tecnologia e a transformação digital têm impactado muito nos negócios, em especial às atividades financeiras. Hoje, já não basta que as empresas ofereçam facilidades “físicas” para o pagamento de produtos ou serviços. Também não há como se preocupar somente com como os clientes poderão efetuar o pagamento de maneira digital. Mais do que nunca, as empresas precisam focar em contar com recursos capazes de realizar essa transformação, mas sem deixar o fator segurança de lado.

publicidade

Leia mais:

No entanto, para além da segurança, esses recursos fazem com que as empresas tenham uma facilidade no gerenciamento de seus negócios. De maneira virtual, por exemplo, as lojas online podem acompanhar as vendas efetivadas, incluir mecanismos que rastreiam as buscas feitas pelos produtos oferecidos e manter o contato com seus clientes de forma mais rápida e prática. Todas essas ferramentas, que são consequência da implantação e modernização tecnológica, são capazes de trazer ainda mais lucro e investimentos maiores para as empresas de diferentes segmentos.

publicidade

Para mim, à frente de uma empresa que atua com inovação tecnológica e soluções robustas para corporações de todos os tamanhos, é impossível pensar na criação e na continuidade de um negócio sem que haja esse tipo de preocupação. Nos dias atuais e, possivelmente pelo futuro, investir em recursos e ferramentas que utilizem a tecnologia para melhorias dos serviços, produtos ainda mais integrados e, é claro, protejam tanto colaboradores quanto clientes de ameaças que continuam a ser implementadas com o passar do tempo, é fundamental para obter sucesso em vários segmentos do negócio.

De maneira geral, reconheço que, para algumas áreas e tipos de empresa, minhas considerações podem levar um certo tempo para serem colocadas em prática. Seja por questões financeiras ou mesmo por desconhecimento dessas soluções e da importância que a tecnologia promete ter a cada ano, é um caminho que levará um pouco de tempo para ser percorrido por todos, especialmente no Brasil. Ainda assim, acredito que chegaremos nesse momento em que poderemos comemorar essas inovações e compreenderemos, efetivamente, o impacto que a tecnologia tem em todas as áreas de negócio e inovação.

publicidade

Carlos Baleeiro é Country Manager da ESET no Brasil

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!