As redes sociais, como o Instagram, estão presentes na vida de diversas pessoas em todo o mundo e neste momento de pandemia da Covid-19 são grandes aliadas das agências de Saúde para divulgação de alertas sobre a prevenção da doença.
Organização Mundial da Saúde (OMS), Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS, na sigla em inglês), Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC, em inglês) e até mesmo a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha (IFRC) utilizam a plataforma do Facebook como ferramenta de divulgação de informações relevantes sobre a pandemia.
A iniciativa das agências de Saúde junto ao Instagram visa compartilhar medidas preventivas e até mesmo agradecimentos aos profissionais da área da saúde que compõe a linha de frente do enfrentamento a Covid-19.
Além disso, o uso das redes também é importante para o combate das tão famosas fake news – notícias falsas – que disseminam informações inverídicas que podem prejudicar a saúde das pessoas e até mesmo atrapalhar no combate a pandemia.
Pensando em entender qual o impacto dessa campanha feita no Instagram, o pesquisador de Ciência da Computação, Aqdas Malik, analisou as postagens dos perfis da OMS, CDC, NHS e IFRC.
A pesquisa apontou que as publicações com celebridades, desmentindo mitos e com visualização de dados tiveram um bom engajamento (interação dos usuários) nas redes sociais.
Leia também!
- “O golpe tá aí”: hackers usam falsa pesquisa sobre Covid-19 para invadirem seu WhatsApp
- YouTube remove vídeo do senador Ron Johnson por desinformação sobre Covid-19
- Covid-19: bots são os maiores culpados pela desinformação no Facebook, indica estudo
“Como a maioria dos usuários online mal confirma a confiabilidade do conteúdo de mídia social antes de compartilhar com sua rede, uma grande responsabilidade recai sobre os ombros das empresas de mídia social”, afirmou Malik ao apontar que a grande parte das pessoas se informam sobre a Covid-19 por meio das redes sociais.
Ao final do estudo, os pesquisadores certificaram que ao comparar as postagens que mais atingiram o público, é possível afirmar que as agências de Saúde devem apostar em mensagens inquisitivas e infográficos para alertar as pessoas sobre situações de emergência, como o caso da pandemia da Covid-19.
Via: Medical Xpress
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!