Quem nunca enfrentou problemas de lentidão no computador, não é mesmo? Principalmente quando precisamos de diversas abas abertas para trabalhar, estudar etc, e o excesso de conteúdo faz o software parar.

Muitas pessoas reclamam do problema no Google Chrome que, muitas vezes e por vários motivos, pode travar e para retomar o funcionamento do navegador, é necessário fechar todas as páginas ou reiniciar o PC inteiro – o que pode levar algum tempo, a depender do dispositivo utilizado.

publicidade

Mas você sabia que existe uma forma de reiniciar apenas o navegador do Chrome e, de quebra, não perder as guias já abertas?

É isso mesmo! Utilizando um único comando feito pelo campo de endereço do browser, você consegue atualizar todas as páginas abertas e elas permanecem intactas. Para saber como fazer, acompanhe o tutorial abaixo.

Leia mais!

1. Copie e cole o comando chrome://restart na barra de endereços do Chrome;

2. Clique em “Enter” e aguarde. As guias irão ‘piscar’, como quando você aperta o F5 para atualizar uma página. Aqui, você já pode notar que as abas permaneceram abertas, sendo necessário apenas que você entre nelas para que recarreguem e retomem o trabalho de onde pararam.

Prontinho! Google Chrome atualizado sem ter de fechar guias ou reiniciar o computador. Fácil, né?

Uma dica para quem costuma ter o Google travando de forma recorrente é: salve o comando de reiniciar o Chrome na barra de favoritos. Para isso, basta clicar nos três pontinhos no canto superior direito da tela, selecionar “Favoritos” e “Gerenciador de Favoritos”.

Pronto! Comando salvo. Dessa forma fica mais fácil para quando você precisar reiniciá-lo.

Outra dica é: sempre que for usar o comando, por segurança, salve seus textos e trabalhos. O link ajuda, mas é sujeito a falhas, então é sempre melhor prevenir.

Vale ressaltar também que o comando para atualizar o Chrome serve apenas para quando o navegador está com problemas, como com excesso de cache, erros nos processos do sistema, ou até extensões demais instaladas – todas essas são situações que podem deixar o Google Chrome mais lento.

Se caso todo o seu dispositivo estiver travado, não somente o navegador, você provavelmente não conseguirá atualizar somente o Google, sendo necessário, infelizmente, reiniciar todo o computador.

Nessa situação, pode também ser uma boa ideia considerar levar o PC em um técnico, afinal, o problema talvez esteja na máquina e não no navegador.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!