O Chrome é o navegador do Google e, atualmente, um dos sistemas mais utilizados no mundo por computadores, celulares e tablets. Assim como acontece com qualquer browser, o Google Chrome pode travar ou apresentar problemas de desempenho que impeçam o usuário de concluir as suas tarefas. Por isso, separamos um tutorial para ensinar como reiniciar o navegador sem perder as guias abertas.

Leia mais:

Descubra como reiniciar o Google Chrome sem perder as guias abertas

Tempo necessário: 1 minuto.

O procedimento é simplificado e pode ser desenvolvido em qualquer navegador Chrome. Mas vale lembrar que é uma técnica indicada somente quando o navegador apresentar erro e houver várias janelas abertas.

  1. Abra uma nova janela

    Clique no ícone de “+” para abrir uma nova janela em seu navegador;1 - como reiniciar o chrome sem perder as abas

  2. Acesse a barra de busca

    Clique na barra de busca, digite o comando chrome://restart e selecione o botão “Enter” do seu teclado.2 - como reiniciar o chrome sem perder as abas

Todas as páginas abertas irão piscar, indicando que o sistema de cada janela foi reiniciado com sucesso. Também pode acontecer de o navegador fechar e abrir automaticamente em seguida, com os dados já atualizados em cada uma das janelas abertas. Nisso, assim que você entrar em uma das janelas, elas vão recarregar automaticamente para disponibilizar o mesmo conteúdo que você visualizava anteriormente.

É importante que este comando seja utilizado somente quando o navegador travar, e não durante um travamento do computador em si. Isso porque, se a máquina está congelada, você não irá conseguir realizar nenhum comando; neste caso, o ideal é reiniciar o dispositivo por inteiro.

publicidade

Como evitar travamentos no Google Chrome?

Há uma série de motivos pelos quais o browser do seu PC apresenta travamentos. No entanto, alguns hábitos diários podem melhorar a saúde do seu navegador e contribuir para uma rotina sem engasgos sistêmicos, como:

  • Atualizar o navegador quando as últimas versões forem lançadas;
  • Não abrir muitas abas simultaneamente;
  • Apagar os dados de cachê;
  • Não acessar sites duvidosos ou que costumam travar o seu navegador ou PC;
  • Evite instalar muitas extensões;
  • Não faça download de múltiplos arquivos ao mesmo tempo.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!