A IBM anunciou uma nova parceria com 30 organizações globais para reforçar o seu programa IBM SkillsBuild, que pretende capacitar 500 mil pessoas para o mercado de TI até o fim deste ano. O anúncio foi divulgado nesta quinta-feira (17) pelo CEO da companhia, Arvind Krishna, durante o evento VivaTech, em Paris.

A nova parceria da IBM foi firmada com governos, faculdades comunitárias, organizações sem fins lucrativos (ONGs) e agências de emprego. Ao todo, a colaboração, que terá como foco melhorar as habilidades e oportunidades para pessoas carentes, vai abranger 12 países espalhados pelo mundo (incluindo o Brasil).

Todas essas instituições vão dar suporte ao programa de capacitação online e gratuito IBM SkillsBuild, cujos cursos duram em média, de três a seis meses, e que fornece habilidades técnicas, distintivos e credenciais exigidas pelo mercado.

Atualmente, o projeto de capacitação da IBM opera em 141 países, oferecendo mais de 10 mil cursos na área de tecnologia e especializações em segurança cibernética, análise de dados, computação em nuvem e diversas outras disciplinas técnicas.

publicidade

“Fechar a lacuna de habilidades globais é uma das questões mais urgentes de nosso tempo. É por isso que estou orgulhoso dessas parcerias, que ajudarão pessoas de todas as origens a adquirirem as habilidades que precisam para prosperar na economia global dinâmica”, comentou o presidente e CEO da IBM.

Plataforma da IBM SkillsBuild aberta em notebook
Programa de capacitação da IBM pretende auxiliar na formação profissional de milhares de pessoas. Foto: IBM/Divulgação

Leia mais:

A boa notícia é que além dos “reforços” para o programa de capacitação, o ManpowerGroup, uma das maiores empresas de recrutamento do mundo, planeja conectar os candidatos do programa da IBM a oportunidades reais de emprego.

Para isso, a Experis, do ManpowerGroup, vai fornecer dados sobre as funções de tecnologias que estão sendo mais requisitadas pelo mercado. Os agentes de talento do grupo também vão oferecer avaliações, treinamento e suporte personalizado para que os alunos do IBM SkillsBuild tenham acesso a cargos promissores e estabilidade no longo prazo.

“70% dos empregadores não conseguem encontrar as habilidades necessárias para funções como análise de dados, desenvolvimento de software e atendimento remoto ao cliente”, afirmou Jonas Prizing, presidente e CEO do ManpowerGroup.

“A única maneira de abordar essa aguda escassez de talentos é por meio de parcerias entre negócios, governo e educação. É por isso que temos o prazer de fazer parcerias com empresas como a IBM, que compartilham nossa missão de criar uma força de trabalho mais qualificada e diversificada, para que todos sejam capazes de ter uma parcela mais justa de prosperidade”, completou o executivo.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!