A SpaceX lançou nesta quinta-feira (17) mais um satélite GPS de terceira geração para a Força Espacial dos EUA. Um foguete Falcon 9 decolou do Complexo de Lançamento 40 da Estação de Cabo Canaveral, na Flórida, às 11h09 (horário de Brasília).

Depois de impulsionar o satélite GPS III-SV05 rumo ao espaço, o primeiro estágio do foguete pousou nove minutos após o lançamento na balsa autônoma “Just Read the Instructions”, na costa da Flórida.

Este foi o 19º lançamento (e pouso) da SpaceX neste ano, e o segundo neste mês: a empresa colocou em órbita um satélite para o serviço de rádio digital Sirius XM em 6 de junho. Também foi o quarto lançamento de um satélite GPS de 3ª geração realizado pela SpaceX, de um total de 10 missões programadas pela Força Espacial dos EUA.

A importância da manutenção e atualização do sistema GPS foi explicada por Youmei Zhou, engenheiro de propulsão da empresa, durante a transmissão do lançamento: “se você já usou um mapa de trânsito em seu smartphone ou compartilhou sua localização, já usou um satélite deste sistema”, lembrou.

publicidade

Construídos pela Lockheed Martin, os satélites GPS de terceira geração foram projetados para transmitir sinais com maior intensidade e mais resistentes às interferências, e são capazes de usar frequências de transmissão adicionais que tornam o sistema mais compatível com outras constelações em órbita.

A missão desta quinta-feira marcou a primeira vez que a SpaceX foi autorizada a lançar uma carga de segurança nacional usando foguetes reutilizados, algo que será repetido nos próximos dois lançamentos de satélites GPS.

Leia mais:

Isso é uma ótima notícia para a Força Espacial e para os contribuintes norte-americanos, já que a reutilização de um foguete reduz significativamente os custos de uma missão.

Considerando o lançamento desta quinta-feira (GPS III-SV05) e o próximo (GPS III-SV06, programado para o ano que vem), a economia é de US$ 53 milhões (cerca de R$ 266 milhões).

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!