Um momento importante na história da SpaceX está cada vez mais próximo, a empresa se prepara para realizar o primeiro teste orbital da espaçonave Starship. Um protótipo do veículo passou por um voo de teste de altitude no mês passado, saindo cerca de 10 quilômetros do chão da “Starbase”, da SpaceX, que fica em Boca Chica, no sul do estado americano do Texas, pousando com segurança logo em seguida.

Este foi o primeiro de cinco veículos de teste que conseguiu realizar o pouso, porém, mesmo antes de atingir esse marco, a SpaceX já havia começado o planejamento do primeiro voo da Starship para a órbita da Terra. Em março deste ano, o CEO e fundador da empresa, Elon Musk, tuitou que este voo seria realizado até julho deste ano.

publicidade

Leia também

Este teste exigirá os dois elementos de um sistema reutilizável, que consistem no estágio superior, a Starship, que tem nada menos do que 50 metros de altura, e o fogute propriamente dito, conhecido como Falcon Super Heavy, ou, em tradução livre, “Super Pesado”.

Super Heavy não estreou

O voo de teste, que atingiu 10km de altura, não contou com a participação do Super Heavy, tendo empregado apenas um protótipo da nave espacial, que foi equipado com apenas três dos motores Raptor.

Segundo planos que foram divulgados pela Comissão Federal de Comunicações (FCC) dos Estados Unidos, em maio deste ano, a dupla Super Heavy-Starship vai decolar da Starbase e, seis minutos depois, o Super Heavy descerá a 32km dali, no Golfo do México.

Elon Musk compartilhou recentemente mais uma foto do Super Heavy

Enquanto isso, a Starship seguirá para a órbita da Terra, retornando para um mergulho suave a cerca de 100km da costa noroeste da Ilha de Kauai, no Havaí.

A SpaceX ainda não divulgou em qual data ocorrerá o teste orbital, contudo, faltando apenas pouco menos de duas semanas para o mês de julho, é prudente imaginar que este teste não será realizado no início do mês.

Com informações do Space.com

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!