Estão abertas as inscrições para o Garoa Agro Hack, a maratona de ideação do Garoa Habitat, em parceria com o Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti/BA), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Sistema Faeb/Senar) e Sebrae Bahia. O programa, que visa soluções para o agronegócio, acontece entre 13 a 27 de julho e será totalmente on-line. 

Para se inscrever gratuitamente para uma das 500 vagas disponibilizadas pelo programa, basta clicar aqui. Podem se candidatar estudantes universitários de graduação, pós-graduação, cursos técnicos e profissionais de qualquer área. O regulamento encontra-se neste link.

publicidade
Imagem: Divulgação

José Augusto Branco, CEO do Garoa Habitat de Inovação, afirma: “É com muita felicidade que o Garoa Habitat chega à Bahia com a missão de apoiar no fortalecimento do ecossistema de inovação para o setor agropecuário do estado, e ainda com a parceria de instituições como a Secti-BA, Sebrae e Senar. Tenho certeza que, em breve, o Nordeste será um dos maiores celeiros de startups agritechs do Brasil e a maratona Garoa Agro Hack terá colaborado com o desenvolvimento socioeconômico da nossa região”. 

Segundo a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Adélia Pinheiro, a ação fortalece o ecossistema de inovação baiano. “O Garoa Agro Hack é um projeto que visa agregar mais valor à agropecuária da Bahia por meio de alianças estratégicas, mapeando os problemas do setor produtivo, além de convocar a comunidade científica e o empresariado para propor soluções, desenvolvendo as ideias com especialistas da academia, do Sebrae e das empresas. O entrelaçamento destes universos fortalecem os negócios do campo de forma a gerar mais desenvolvimento para a Bahia”, explicou a gestora da pasta.

Na primeira etapa, as equipes devem criar soluções tecnológicas, inovadoras e aplicáveis ao setor agropecuário de cinco cadeias produtivas do interior baiano: Bovinocultura, Caprinovinocultura, Fruticultura, Apicultura e Horticultura.

Programa promove conexões com empresas líderes do agronegócio 

Durante os 14 dias de formação, as equipes terão encontros virtuais com produtores das cadeias e acompanhamento de mentores e coordenadores. Além disso, serão proporcionadas conexões diretas com representantes da rede apoiadora do Garoa Agro Hack, formada por empresas e instituições líderes no setor agropecuário e de pesquisa em inovação no agro.

“O Garoa Habitat é um parceiro que irá apoiar as ações de base do Projeto Startup BA no cenário Agro, nos municípios de Irecê, Teixeira de Freitas, Cruz das Almas, Jacobina e Alagoinhas”, diz o coordenador de Negócios Inovadores do Sebrae Bahia, Tauan Reis. “Será um trabalho inicial de identificação, mobilização e engajamento dos ecossistemas de Inovação para o Agro nesses municípios. Esse trabalho inicial, chamado ‘trabalho de base’, é essencial para apoiar ideias ainda em fase inicial a amadurecerem, se tornarem negócios e irem para o mercado validar suas soluções”. 

Reis explica que, quanto maior e mais efetivo for esse trabalho de base, mais startups irão ao mercado. “Portanto, aumentamos as chances de bons negócios inovadores prosperarem e se tornarem grandes cases”, afirma.

Todos os participantes que concluírem o programa receberão certificados, e as equipes que obtiverem as melhores notas em cada cadeia produtiva serão gratificadas com uma premiação. 

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!