Localiza lança a Zarp, nova plataforma de aluguéis voltada para motoristas da Uber

Frota de carros da Localiza

Localiza/Divulgação

Especializada em aluguéis de veículos, a Localiza acaba de anunciar sua mais nova plataforma de negócios: a Zarp Localiza, solução de locação de automóveis voltada para motoristas de aplicativos. Com ela, os motoristas da Uber terão acesso a serviços de produtos exclusivos e gestão financeira, incluindo um aplicativo para centralizar todo o relacionamento com a Zarp.

O anúncio da Zarp consolida o esforço da Localiza em reforçar o seu braço de negócios voltado para motoristas de aplicativos. Segundo João Ávila, diretor executivo da Localiza e responsável pela unidade de negócios de Ride Sharing, a plataforma é resultante de um trabalho desenvolvido pelo Localiza Labs, uma espécie de laboratório de tecnologia e inovação da companhia voltada para mapear soluções para esse grupo específico de profissionais.

“[Os aluguéis por motoristas de apps] São necessidades de mobilidade, demandas, atendimento bastante específicas em relação a outras pessoas que alugam um carro para fazer uma viagem, para tarefas específicas ou compromissos corporativos: o carro é um meio de geração de renda, é o negócio dessas pessoas”, disse o executivo.

Basicamente, a plataforma vai dispor de produtos exclusivos para os motoristas da Uber, como planos por quilometragem, benefícios, descontos em combustíveis, entre outros. Além do aplicativo — disponível para dispositivos Android e iOS —, a Zarp vai contar com agências exclusivas, call centers e atendimentos próprios.

Sem contar os aluguéis dos veículos, os motoristas poderão gerenciar manutenções, revisões e trocas de carros. Tudo isso pelo app. A Zarp Localiza vai oferecer ainda serviços de gestão financeira de corridas, de contas e de multas.

Plataforma vai oferecer diversos benefícios para motoristas credenciados na Uber. Foto: Zarp Localiza/Divulgação

E não serão apenas os motoristas a serem beneficiados. Como as frotas de veículos são conectadas e possuem sistemas de telemetria e ciência de dados, será possível a coleta de algumas informações que podem, inclusive, ser de interesse da Uber.

“Com essa tecnologia, podemos alertar motoristas com perfis de condução de risco, reduzindo riscos de acidente, e também emitir alertas em relação ao contrato, reduzindo riscos de inadimplência”, explicou André Petenussi, CTO da Localiza.

Leia mais:

Como funciona

Ao ser aprovado na Uber — é obrigatório ser credenciado na empresa parceira —, os motoristas tornam-se elegíveis para utilizar os serviços da Zarp Localiza. Feito isso, eles poderão alugar um carro por meio de uma assinatura com pagamentos semanais e pós-pagos. Ou seja, o aluguel será cobrado somente após a semana de corrida.

Os motoristas poderão escolher entre aluguéis de carros econômicos ou dos modelos sedan. Em ambas as modalidades, os planos oferecidos pela Zarp são limitados de 1.250 km a 1.750 km rodados por semana.

Depois, basta que o motorista retire o carro em uma agência da Zarp Localiza — inclusive, três novas agências serão abertas em São Paulo nos próximos 90 dias — para iniciar as atividades.

Todo as alterações de cadastro, agendamento de revisões, gerenciamento de reservas, entre outros serviços, serão disponibilizadas na plataforma da Zarp, que poderá ser acessada por um navegador ou pelo app para celular.

Fonte: LABS

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Precisando de programador freelancer? Conheça o Codefreela