Um pesquisador descobriu um problema curioso na conexão Wi-Fi dos iPhones. Aparentemente “do nada”, o recurso é desabilitado. Mas, como em tecnologia tudo tem uma explicação, o “tilt”, descoberto pelo pesquisador de segurança Carl Schou, pode estar relacionado a um bug de formato de string no nome da rede wi-fi

Pesquisador descobre causa de bug na conectividade Wi-Fi no iPhine.
Imagem: iPhotoDesign – Shutterstock

Segundo a descoberta de Schou, a conexão Wi-Fi de um iPhone é deixada “permanentemente desativada” ao se conectar a uma rede intitulada “% p% s% s% s% s% n”. De acordo com o BleepingComputer, o pesquisador testou essa teoria em um iPhone XS rodando iOS 14.4.2

publicidade

Outros pesquisadores e usuários que interagiram com ele no Twitter confirmaram sua tese. O iOS aparentemente interpreta as letras após “%” como comandos ou variáveis ​​e não um SSID Wi-Fi real. Usuários do sistema Android não parecem ter sido afetados por esse problema.

Leia mais:

publicidade

Schou observou que reiniciar o telefone não resolve o problema. Alterar o nome da rede Wi-Fi também não. A conexão com outra rede também não é possível, pois esse bug parece quebrar a página de configurações de Wi-Fi.

Então, o que fazer?

publicidade

Como consertar o bug do Wi-Fi do iPhone

Entrar nessa confusão é fácil, mas, a boa notícia é que sair dela também é. 

  1. Acessar Ajustes;
  2. Clicar em Geral e, em seguida, Redefinir;
  3. Ao escolher a opção Redefinir Configurações de Rede, serão apagados os nomes das redes Wi-Fi registradas no dispositivo. Você precisará inserir novamente todas as redes Wi-Fi seguras e outras informações de rede.

Embora seja um incômodo temporário, o bug não parece ser uma falha de segurança e, provavelmente, não pode ser explorado por agentes mal-intencionados.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!