A Apple entrou na mira do Escritório Federal de Cartéis, órgão responsável por regular a concorrência da Alemanha. A instituição iniciou um processo para investigar a gigante da TI por “comportamento anticoncorrencial” na App Store, loja de aplicativos da marca.

Em nota oficial, o órgão alemão afirmou que vai examinar se, com o sistema operacional proprietário iOS, a Apple criou um ecossistema digital em torno do iPhone que se estende por vários mercados. Além de fabricar vários produtos de hardware, a empresa de tecnologia também oferece ‌a App Store, iCloud, AppleCare, Apple Music, Apple Arcade, Apple TV+, bem como outros serviços como parte do negócio.

Além disso, o órgão também vai investigar compras internas de aplicativos pela Apple, além da cobrança de 30% sobre todas as vendas feitas por aplicativos hospedados na App Store.

As denúncias contra a Apple começaram a surgir em abril deste ano, quando nove associações que representam companhias, incluindo o Facebook e a editora Axel Springer, uma das maiores editoras da Europa, abriram uma reclamação antitruste. A alegação é que a transparência do Rastreamento de Apps poderia afetar os resultados financeiros dos negócios.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!