Cientistas do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (ETHZ), da Suíça, e do Instituto Max Planck, da Alemanha, construíram o SpaceBok, um robozinho quadrúpede originalmente projetado para caminhar sobre a superfície da Lua. Porém, uma mudança de planos deve fazer com que o rover mude de destino e viaje para um pouco mais longe: para Marte.

No Planeta Vermelho, o SpaceBok terá que enfrentar uma gravidade bem mais forte do que a do nosso satélite natural, além de terrenos muito mais traiçoeiros. Por conta disso, algumas alterações foram feitas no projeto, deixando o conceito ainda mais interessante já que, se algum dia ele chegar a Marte, ele poderá explorar terrenos que até hoje estão fora dos limites dos robôs com rodas, podendo, por exemplo, escalar colinas ou entrar nas cavernas marcianas.

publicidade

As inóspitas encostas da superfície de Marte, que são bastante arenosas, rochosas e íngremes, tornam esses terrenos muito difíceis de serem explorados por um robô de quatro pernas, já que exige diferentes tipos de maneiras de caminhar.

Outros cenários

Pés chatos, que funcionam como sapatos para neve, podem permitir que o rover enfrente com sucesso o terreno complexo de Marte. Durante os testes, os pesquisadores colocaram várias configurações diferentes para diferentes cenários. Em um deles, usando os pés chatos, o rover foi capaz de subir uma inclinação íngreme de 25 graus.

Funcionamento do SpaceBok com os pés chatos. Crédito: Elias Hampp/ETHZ

“Uma das descobertas surpreendentes foi que os pés pontiagudos não estavam tendo um desempenho tão ruim nesta encosta específica, por causa do alto afundamento”, disse o roboticista da ETHZ e autor principal do artigo, Hendrik Kolvenbach, à Wired.

“Basicamente, eles fornecem uma postura bastante estável”. A equipe percebeu que os pés chatos fizeram com que o SpaceBok gastasse mais energia, por conta disso, os pesquisadores estão procurando um ponto entre os pés chatos e a marcha estática.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!