Um dente de Megalodon, tubarão pré-histórico que viveu há 2,6 milhões de anos e tinha cerca de 16 metros de comprimento, foi encontrado na costa da praia Fernandina, na Flórida, nos Estados Unidos.

Dente do Megalodon
Dente do Megalodon. Créditos: Reprodução/Facebook Jacob Danner

“É meu primeiro dente de Megalodon inteiro. Já havia encontrado fragmentos, que eles chamam de ‘fragalodon’, mas este é uma beleza”, escreveu Jacob Danner na sua página no Facebook.

I am super excited! This is my first whole Megalodon tooth that I found this morning.

Publicado por Jacob Danner em Quinta-feira, 17 de junho de 2021

Segundo o Newsweek, Danner caminhava pelo local quando avistou o fóssil. De acordo com especialistas, a cabeça do Megalodon (Otodus megalodon) media 4,65 metros e o animal tinha cerca de 250 dentes serrilhados. Cada um deles podia ter até 18 centímetros.

Réplica das mandíbulas do Megalodon no National Aquarium, em Baltimore, nos Estados Unidos
Réplica das mandíbulas do Megalodon no National Aquarium, em Baltimore, nos Estados Unidos. Créditos: National Aquarium

O tubarão pré-histórico vivia em nos continentes africano, europeu, americano, além da Austrália. Eles estavam no topo da cadeia alimentar e foram extintos há pouco mais de 20 milhões de anos.

publicidade

Como o Megalodon morreu?

Duas hipóteses são levantadas para a extinção do megatubarão em um artigo publicado na Peerj: a ascensão do grande tubarão branco moderno (Carcharodon carcharias) ou uma onda de extinções marinhas que mexeu no clima e biodiversidade da Terra e que pode ter sido causada por uma grande supernova.

“A extinção do O. megalodon foi anteriormente considerada relacionada a uma extinção em massa marinha – mas, na realidade, agora sabemos que as duas não estão imediatamente ligadas”, afirmou Robert Boessenecker, paleontólogo de vertebrados do College of Charleston, na Carolina do Sul, e principal autor do estudo.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!