O foguete que lançará a primeira missão tripulada da Boeing ao espaço, já está na Flórida. Segundo os representantes da empresa o Atlas V, desenvolvido em parceria com a fabricante de foguetes United Launch Alliance (ULA), chegou a Cabo Canaveral no último domingo (20).

Previsto para decolar no final deste ano, o Atlas V será uma das peças chaves para o sucesso da missão da Boeing com destino à Estação Espacial Internacional. Os astronautas da Nasa, Barry Wilmore, Nicole Mann e Mike Fincke, vão voar a bordo da cápsula Starliner CST-100.

publicidade
Os astronautas Barry Wilmore e Mike Fincke tiraram uma selfie com o foguete Atlas V e a tripulação do navio que transportou o lançador até a costa da Flórida. Imagem: United Launch Alliance/Reprodução

A missão CFT (Crew Flight Test, ou teste de voo de tripulação em tradução livre) vai representar a terceira missão orbital da cápsula Starliner e a sua segunda viagem à ISS. O modelo foi lançado pela primeira vez em dezembro de 2019, no entanto, não conseguiu alcançar a órbita correta após o lançamento.

O voo da Boeing também será o primeiro tripulado a bordo do foguete de Atlas V, originalmente projetado para o lançamento de cargas. Ao longo dos anos ele cumpriu missões relevantes como, por exemplo, o lançamento do rover Perseverance no ano passado.

Leia mais:

Vale lembrar que em setembro de 2014, a Nasa selecionou a Boeing e a SpaceX para transportar os seus astronautas para a ISS. As missões privadas das duas empresas estão ocupando o lugar dos ônibus espaciais, descontinuados em 2011 após 30 anos de serviço.

Fonte: Space

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!