As atualizações de sistema, voltadas para redes sociais e até jogos, são algo fundamental para aprimorar a experiência do usuário, corrigir falhas de exibição, e até melhorar a segurança dos dados armazenados no aplicativo. Aprenda, a seguir, a como atualizar aplicativos e jogos em dispositivos Android.

Leia mais:

Entenda como atualizar apps e jogos nos smartphones Android

Tempo necessário: 2 minutos.

Vale destacar que a loja de apps já proporciona uma configuração que atualiza os apps automaticamente, o que pode ser útil para pessoas mais leigas que teriam dificuldade para realizar o processo manualmente. Também é possível realizar a atualização ao excluir um aplicativo e reinstalá-lo, mas no exemplo abaixo, forneceremos as instruções para a técnica manual.

  1. Abra a loja de apps

    Vasculhe a sua área de trabalho em busca do Google Play Store e, ao encontrá-lo, clique sobre o mesmo para abri-lo;como atualizar aplicativos no android

  2. Selecione o local correto

    Clique no ícone do seu avatar, a fim de acessar mais opções de controle;como atualizar aplicativos no android (2)

  3. Acesse a aba mais indicada

    Dentre as opções que ficarão visíveis, selecione o botão “Gerenciar apps e dispositivos”;como atualizar aplicativos no android (3)

  4. Clique no setor de atualização

    Na barra “Visão Geral”, você verão o botão “Atualizações”, selecione o mesmo para que você veja todos os apps que requerem uma nova atualização;como atualizar aplicativos no android (4)

  5. Atualize os aplicativos

    Clique no botão “Atualizar tudo” para dar prosseguimento a atualização de todos os apps ou, se preferir, selecione apenas os que deseja atualizar.como atualizar aplicativos no android (5)

Qual a importância de atualizar os aplicativos com frequência?

Há vários motivos pelos quais os aplicativos disponibilizam novas versões de seus sistemas. Isso inclui o lançamento de novos sistemas operacionais, mas também uma reforma nas falhas de segurança, otimização de funcionamento, melhora na organização ou design do aplicativo, etc.

Por isso, é importante atualizar os aplicativos sempre que possível, pois as novidades no software podem facilitar a usabilidade no seu celular ou trazer alguma melhora que impacta diretamente na sua experiência de usuário (quer você perceba ou não).

publicidade

É possível sempre atualizar os aplicativos no mesmo celular?

Celular com imagem do logomarca do Android 14 aberta
Android 14 é a versão mais moderna do sistema operacional móvel (Imagem: CNET)

Tudo vai depender do seu sistema operacional e em qual versão ele opera atualmente. Algumas fabricantes de celulares disponibilizam aos usuários as atualizações gratuitas de software, enquanto outras exigem que você compre um modelo novo com o sistema já atualizado.

Mas o que isso tem a ver com os aplicativos? Os apps acompanham cada uma das atualizações que os sistemas operacionais dos celulares oferecem, a fim de que as redes sociais e jogos possam ser rodados nos dispositivos mais modernos. Dessa forma, após algumas versões mais modernas, um aplicativo que antes era compatível com o seu celular pode se tornar incompatível.

Por exemplo, imagine que você tem o Android 9 Pie no seu celular e utilizou um aplicativo X por alguns anos, mas após o lançamento do Android 12, este mesmo aplicativo X passa a se tornar incompatível com seu dispositivo: você não consegue atualizá-lo, instalá-lo, e talvez nem mesmo abri-lo. Assim, o único jeito de conseguir utilizá-lo novamente é adquirindo um smartphone mais moderno que tenha a versão mais recente do sistema operacional.

Portanto, se o seu dispositivo tiver um sistema operacional que suporte o aplicativo que deseja instalar ou atualizar, você conseguirá realizar essa ação normalmente.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!