A gravadora Roc A Fella Records (RAF) entrou com um processo contra um de seus cofundadores pela venda de uma NFT (token não fungível) do álbum Reasonable Doubt, primeiro trabalho do rapper Jay-Z, que também faz parte do grupo de fundadores da gravadora.

A ação foi movida contra Damon Dash, que supostamente fechou uma parceria com a plataforma SuperFarm para leiloar o álbum de Jay-Z em formato NFT. No entanto, a gravadora afirma que um anúncio da plataforma responsável pelo leilão aponta que a venda se trataria, na verdade, da transferência dos direitos de todas as receitas futuras do álbum ao vencedor do leilão.

Jay Z e Damon Dash
Gravadora abre processo contra NFT de um álbum do rapper Jay-Z. Imagem: Redes Sociais

O jurídico da RAF afirmou que Dash não pode realizar uma transação como essa, mesmo sendo um dos acionistas majoritários da companhia. A gravadora, inclusive, pediu para que a SuperFarm suspendesse o leilão on-line.

De acordo com o portal TMZ, Damon Dash disse que só quer vender a sua própria parte da Roc A Fella Records, o que não tem relação com o álbum. Dash afirmou ainda que mesmo ele vendendo sua parte da gravadora, Jay-Z continuaria com os direitos exclusivos da produção.

publicidade

Dash ainda relatou que o processo vindo da gravadora não passa de uma tentativa de intimidação para que ele abra mão de sua parte da empresa.

Leia também!

O real problema encontrado é a falta de clareza no anúncio da NFT de Dash. De acordo com a descrição do ativo, é possível interpretar de duas maneiras: a primeira apontando que Dash estaria vendendo a sua participação do álbum e, junto com isso, as receitas futuras que lhe seriam de direito.

Enquanto na segunda interpretação, a utilizada no processo aberto pela RAF, é possível compreender que o executivo estivesse vendendo todos os direitos do álbum de Jay-Z, incluindo as rendas futuras que a produção poderia gerar.

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!