O vazamento de parte de um novo relatório climático da ONU revela um terrível alerta para a humanidade: estamos à beira da destruição do planeta. O grande culpado seria o agravamento irreversível das mudanças climáticas.

Segundo o Futurism, o relatório é composto por 4 mil páginas, mas sua mensagem principal pode ser resumida em uma frase: a humanidade bagunçou o clima da Terra e estaremos colhendo os frutos que plantamos em breve.

O documento, que deve ser divulgado apenas em fevereiro de 2022, também ressalta que pode ser tarde demais para conseguir influenciar as autoridades nas próximas cúpulas da ONU sobre temas como a mudança climática e a biodiversidade. Algo que, segundo os especialistas, reforça a possibilidade de que o tempo da humanidade pode estar chegando ao fim.

ONU prevê que o pior ainda está por vir

Especificamente, o relatório prevê eventos de extinção em massa, temperaturas cada vez mais altas, o aumento de surtos de doenças, o aumento do nível do mar e, por fim, o colapso total de diversos ecossistemas já nas próximas décadas.

publicidade

“A vida na Terra pode se recuperar de uma mudança drástica no clima, evoluindo para novas espécies e criando novos ecossistemas. Os humanos não podem”, diz o documento.

Leia mais:

No fim, embora alguns países tenham feito progresso em relação às metas climáticas, a ONU indica que as “rodas da devastação” relacionadas ao clima já foram colocadas em movimento.

Para tentar reverter o processo, o documento destaca que o mundo inteiro precisará tomar medida drásticas e imediatas para que não passemos do chamado ponto sem volta: “Precisamos de mudanças comportamentais em todos os níveis: indivíduo, comunidades, negócios, instituições e governos. Devemos redefinir nosso modo de vida e consumo”.

Via: Futurism

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!