[CUIDADO: POSSÍVEIS SPOILERS A SEGUIR] Com a chegada do terceiro episódio de ‘Loki’, veio a confirmação de que a personagem interpretada pela atriz Sophia Di Martino não é a versão feminina do protagonista, Lady Loki, mas outro nome dos quadrinhos: Sylvie Lushton, a “Encantor”. E tal como a série, ela está diretamente ligada ao “Deus da Trapaça”, mas não é uma variante do protagonista.

A suspeita sobre a personagem não ser a tão esperada Lady Loki surgiu no fim do segundo episódio, em um vazamento dos créditos de dublagem em castelhano. A conexão foi imediata, visto que não há ninguém com o nome no Universo Cinematográfico Marvel (MCU) até o momento. É claro, a série ainda terá mais episódios e nada ainda foi confirmado sobre a origem de Sylvie, mas seria uma introdução digna. Saiba mais abaixo sobre quem é a “Encantor” para se preparar para o desenrolar da nova produção do Disney+:

A origem de Encantor

Encantor pode estar na série de 'Loki'. Imagem: Marvel Comics/Reprodução
Encantor é o alter ego de duas mulheres nos quadrinhos da Marvel. Imagem: Marvel Comics/Reprodução

Há duas mulheres nos quadrinhos da Marvel que empossaram o nome Encantor. A primeira é uma vilã de Thor, que surgiu primeira vez em uma história em 1964, também conhecida por Amora. No entanto, ela não é a versão que deu as caras em ‘Loki’. A Sylvie revelada na série, na verdade, é Sylvie Lushton, a segunda adaptação da personagem. Ela adota esse nome justamente em referência à primeira por causa da semelhança entre seus poderes de feiticeiras originais de Asgard.

No arco ‘Reinado Sombrio: Jovens Vingadores’, de 2009, Sylvie era uma garota que vivia em Oklahoma (EUA) e tinha uma vida normal. Quando Asgard é reconstruída na Terra após os eventos do Ragnarok, ela acorda com poderes mágicos. A princípio, a jovem acredita ser Amora reencarnada – algo semelhante ao que ocorreu com vários outros asgardianos durante a saga ‘Renascer dos Deuses’.

publicidade

Leia mais:

Em seguida, é revelado que Sylvie é, na verdade, alvo de uma brincadeira de Loki (como Lady Loki na época, já que ele havia roubado o corpo de Sif), que decidiu dar poderes a uma humana por estar entediada e para ver como ela reagiria suspeitando ser de Asgard. As HQs nunca explicaram se a personagem nunca existiu enquanto pessoa de verdade, podendo ter sido criada inteiramente pelo “Deus da Trapaça” apenas como pegadinha, mas há fortes indícios nesse sentido. Em determinado ponto no decorrer da história, o irmão de Thor morre e a jovem, agora como Encantor, fica muito enfraquecida.

Sylvie Lushton ganha poderes porque Loki decidiu que sim. Imagem: Reprodução/Marvel Comics
Sylvie Lushton ganha poderes porque Loki decidiu que sim. Imagem: Reprodução/Marvel Comics

Poderes de Sylvie, Jovens Vingadores e Jovens Mestres

Como já mostrado na série, Sylvie é uma personagem extremamente poderosa. Para ter uma noção, suas técnicas são comparadas nas HQs com as de Wiccano, filho de Wanda. Entre as habilidades, estão inclusas a manipulação de mentes, projeção de energia, teletransporte, telecinese e transmutação. Obviamente, alguém tão poderosa – sendo uma pessoa ou não – não ficaria presa nas artimanhas de Loki por muito tempo. Em certo momento da cronologia Marvel, ela decide por caminhar com as próprias pernas e se aventurar como heroína.

Só que a redenção de Encantor ocorre justamente durante a saga ‘Reinado Sombrio’, quando os heróis da editora são substituídos por vilões após uma grande reviravolta. Só para ter uma ideia, na época em que o arco estava ativo, Norman Osborne, o Duende Verde, era o líder dos Vingadores.

No meio dessa confusão toda, Sylvie entra para a equipe dos Jovens Vingadores. Inicialmente, ela faz parte de uma formação alternativa da equipe – com personagens assassinos, racistas a psicopatas. Após encontrar o verdadeiro e grupo, e confrontá-lo, Encantor se prova genuinamente boa e heroica, sendo aceita no time principal.

Wiccano expulsa Encantor dos Jovens Vingadores após conexão com Loki. Imagem: Marvel Comics/Reprodução
Wiccano expulsa Encantor dos Jovens Vingadores após conexão com Loki. Imagem: Marvel Comics/Reprodução

Todavia, quando Wiccano descobre que Sylvie foi criada por Loki, suspeitando das origens da jovem, decide por expulsá-la do grupo. Assim, ela retorna para o seu (polêmico) antigo time, que passa a se chamar Jovens Mestres. A partir daí, a Encantor começa a agir de forma dúbia, algumas vezes heroína, outras vilã. Pendendo mais para o lado sombrio, ela começa a se passar pela Encantor original e confrontar com vários heróis da Marvel, como o Doutor Estranho e os Defensores.

Sylvie foi vista pela última vez nas HQs quando a Encantor original ressurge e descobre tudo que a personagem que estava se passando por ela fez. A vilã do Thor decide então bani-la para um dos Dez Reinos por dez anos, com a promessa de que se ela sobreviver, viraria sua amiga pessoal. Desde então, ela nunca mais foi vista.

Encantor em ‘Loki’: qual será o impacto?

Seria Sophia Di Martino Lady Loki ou outra personagem? Imagem: Marvel Studios/Reprodução
Sophia Di Martino como Sylvie. Imagem: Marvel Studios/Reprodução

Na série, ainda é um mistério se Sylvie Lushton realmente era uma humana para quem “algum Loki” deu poderes ou se ela é, de fato, uma versão alternativa do “Deus da Trapaça”. É bem provável que o Marvel Studios faça mudanças significativas em relação à sua história na hora de trazê-la ao MCU, podendo mesclar a Encantor com a Lady Loki. Bem, o que importa é que Loki e Mobius terão uma verdadeira jornada pelo multiverso a partir daqui para tentar entender as reais motivações da possível vilã…

No entanto, caso a Marvel decidir introduzir a Encantor no MCU, será mais uma das comprovações de que o estúdio está projetando aos poucos a inclusão dos Jovens Vingadores.

De forma exclusiva no Disney+, ‘Loki’ estreou em 9 de junho, e terá novos episódios todas as quartas-feiras. Além de Tom Hiddleston e Owen Wilson (‘Marley e Eu’), Gugu Mbatha-Raw (‘The Morning Show’), Sophia Di Martino (‘Yesterday’) e Richard E. Grant (‘Poderia Me Perdoar?’) também estão no elenco da produção.

Novo pôster oficial de ‘Loki’. Imagem: Marvel Studios/Divulgação

Fonte: Marvel Database

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!