Estudo de pesquisadores da Universidade de Estocolmo, na Suécia e da Fundação de Confiança Universidade de Manchester, no Reino Unido, publicado na revista científica The Royal Society, derruba a teoria de que o espermatozoide mais rápido consegue fertilizar um óvulo. 

Aquele que alcança o feito não é necessariamente o primeiro a chegar ao óvulo, mas, sim, o que for selecionado pela célula reprodutora feminina por meio de quimioatraentes.

Os óvulos liberam substâncias quimioatraentes que selecionam os melhores e descartam os piores espermatozoides. Imagem: Nixx Photography – Shutterstock

“Os óvulos humanos liberam essas substâncias químicas que atraem espermatozoides para óvulos não fertilizados. Nossa intenção era saber se os óvulos usam esses sinais químicos para escolher quais espermatozoides eles atraem”, disse John Fitzpatrick, membro da equipe de pesquisadores.

Eles analisaram como o gameta masculino responde ao fluido folicular, que envolve os óvulos e contém quimioatraentes. A dúvida era se fluidos foliculares de diferentes mulheres atraíam espermatozoides de alguns homens mais do que outros.

publicidade

Leia mais:

Segundo o estudo, os espermatozoides são disparados em uma “pista de obstáculos” no caminho para o óvulo, que, por sua vez, envia alguns sinais capazes de fazer algumas células reprodutoras masculinas nadarem para longe do óvulo e até mesmo de matar outras. 

“O fluido folicular de uma mulher era melhor em atrair espermatozoide de um homem, enquanto o fluido folicular de outra mulher era melhor em atrair espermatozoide de um homem diferente”, disse Fitzpatrick. “Isso mostra que as interações entre óvulos e espermatozoides humanos dependem da identidade específica das mulheres e dos homens envolvidos.”

Você pode não estar com o parceiro ideal para fecundar seus óvulos – e eles sabem disso. Imagem: Antonio Guillem – Shutterstock

Essas descobertas podem ter implicações nos tratamentos de fertilidade, tendo em vista que indicam que os óvulos de uma mulher podem não ser compatíveis com o esperma de um homem, mas podem ser conciliáveis com o de outro homem.

A escolha é do óvulo, não do espermatozoide

Segundo Fitzpatrick, os espermatozoides têm apenas uma utilidade – fertilizar óvulos. Portanto, não faz sentido que eles sejam exigentes. Os óvulos, por outro lado, podem se beneficiar escolhendo espermatozoides de alta qualidade ou geneticamente compatíveis.

Portanto, você pode não estar aqui porque ganhou a corrida de espermatozoides. Mas, fique tranquilo: afinal, você foi escolhido como o melhor entre os milhões de espermatozoides disponíveis. 

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!