Encontra-se aberto o edital para a segunda edição do Programa de Aceleração Espaço Finep, que promove o desenvolvimento de startups, por meio de capacitação, amadurecimento do plano de negócios e oportunidades de negócios. De acordo com a financiadora, 30 propostas serão selecionadas, das quais 10 vão integrar o programa. As startups que completarem todas as fases receberão o Prêmio Espaço Finep, no valor de R$ 150 mil.

Vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI), a Financiadora de Estudos e Projetos é uma empresa pública brasileira de fomento à ciência, tecnologia e inovação em empresas, universidades, institutos tecnológicos e outras instituições públicas ou privadas, sediada no Rio de Janeiro.
De acordo com o edital, são 15 temas disponíveis, que devem tratar de tecnologia 5G, agronegócio, cidades inteligentes, economia circular, educação, saúde, energias renováveis, segurança, biotecnologia, indústria criativa, indústria 4.0, internet das coisas, serviços financeiros, entre outros.

Programa de apoio a startups será dividido em três etapas
Com duração de cinco meses, o programa contemplará três fases. Primeiro, acontecerá a chamada Proposta de Valor e Modelo de Negócios, etapa de diagnóstico do plano de negócios das empresas aceleradas em termos de oferta, posicionamento de seus produtos e serviços e de suas estratégias para atender a uma demanda específica do mercado, incluindo produção e comercialização.
Leia mais:
- Empresa especializada em TI abre 125 vagas remotas
- Levantamento mostra aumento de mais de 450% nas vagas para cientistas de dados
- Startup imobiliária QuintoAndar chega ao interior de SP
A segunda etapa é a Capacitação em Marketing e Vendas,que contará com treinamento em estratégia e táticas no tema, com foco em ações no mundo físico, virtual e ações integradas, de forma a auxiliar as startups em seu processo de divulgação e comercialização.
Por fim, a terceira e última fase, denominada Inteligência de Mercado, é composta por palestras e reuniões de negócios. Essa etapa visa à identificação, a partir do conhecimento técnico e de mercado da Finep e de sua rede de relacionamentos, de potenciais demandas, ofertas, parcerias tecnológicas e comerciais, bem como clientes para as startups.
Cada etapa terá duração de 40 dias aproximadamente. Ao final, as empresas deverão apresentar uma proposta estruturada e atrativa para expor o produto ou serviço a um potencial cliente, com base nos conhecimentos adquiridos durante o processo de aceleração. Elas serão submetidas à avaliação da banca examinadora.