O Olhar Digital estreia às 21h (horário de Brasília) desta sexta-feira (25) o Olhar Espacial, programa sobre astronomia que será transmitido ao vivo, todas às sextas-feiras, pelos canais oficiais do veículo no YouTube, Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e TikTok.

Apresentado por Rafael Rigues, editor de Ciência e Espaço do Olhar Digital, e por Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia – APA; membro da SAB – Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da Bramon – Rede Brasileira de Observação de Meteoros – e coordenador regional (Nordeste) do Asteroid Day Brasil, o primeiro programa contará com dois convidados: Carlos Di Pietro, astrônomo, cofundador da Bramon e editor do Universo Racionalista, e a engenheira biomédica e astrônoma amadora Lorrane Olivlet.

Carlos Di Pietro
Carlos Di Pietro. Créditos: Arquivo pessoal

Carlos Di Pietro falará sobre o relatório do Pentágono dos Estados Unidos acerca de objetos voadores não identificados (OVNIs).

Já Lorrane Olivlet (@lolivlet) falará sobre o Asteroid Day, evento que será realizado no dia 30 deste mês, além de contar como descobriu quatro asteroides nunca antes identificados. Natural de Belo Horizonte (MG), ela se inscreveu no projeto de caça a asteroides da National Aeronautics and Space Administration (Nasa), a agência espacial norte-americana, e passou um longo período analisando as imagens captadas pelo telescópio Pan-STARRS, por meio do software Astrometrica.

Lorrane Olivlet
Lorrane Olivlet. Créditos: Arquivo pessoal

“Com o novo programa, o Olhar Digital amplia nossa cobertura em torno do tema ciência, numa área que vem ganhando cada vez mais interesse do público: a exploração espacial e a astronomia. Para isso, juntamos um de nossos jornalistas que traz na bagagem uma ampla experiência na cobertura e um astrônomo que dedica sua vida ao estudo dos fenômenos espaciais. A cada semana, eles estarão acompanhados de convidados mais que especiais – é a nossa maneira de contribuir para a disseminação de conhecimento entre os brasileiros e o público em geral”, diz Marisa Silva, Editora-executiva e apresentadora do Olhar Digital.

O Olhar Espacial contará com a participação dos espectadores, que poderão mandar perguntas, sugestões e críticas pelas redes sociais do Olhar Digital.